O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, por meio do Centro de Comunicação Social, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ), considerado o maior prêmio de comunicação do sistema de justiça. O TJGO ficou em primeiro lugar na categoria Relacionamento com a Mídia com o case de Comunicação “Atendimento à Imprensa no Julgamento do Caso do Jornalista Valério Luiz”. O TJGO ainda conquistou o segundo lugar na categoria Mídia Digital, com as ferramentas de acessibilidade nas notícias e vídeos do TJGO.


A juíza Erika Barbosa e as servidoras Aline Leonardo, Daniela Becker e Cecília Oliveira  representaram o TJGO no evento

A premiação aconteceu durante o XVII Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). O evento deste ano foi sediado pelo Tribunal de Justiça do Pará, em Belém. O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, organização sem fins lucrativos.

Concorreram à premiação tribunais superiores, federais e estaduais, conselhos, além de defensorias, seccionais da OAB, Ministério Público e Tribunais de Contas de todo o país. Este ano, o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça comemorou 20 anos de existência e teve recorde de inscrição, com 402 trabalhos inscritos e 36 finalistas.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, destacou que a transparência, o aprimoramento da comunicação com a sociedade e o relacionamento com a imprensa sempre foram metas essenciais de sua gestão. "As estratégias de comunicação são vitais para divulgação do trabalho de magistradas e magistrados e da imagem institucional, além de aproximar o Poder Judiciário da sociedade", afirmou. O chefe do Poder Judiciário ainda ressaltou o impacto positivo da evolução das notícias com recursos de acessibilidade no TJGO. "Esta iniciativa não apenas alinha o TJGO aos princípios de inclusão e acessibilidade, mas também já nos concedeu uma posição de destaque, colocando-nos em primeiro lugar no ranking do CNJ, como o tribunal que mais produz notícias acessíveis".

O diretor de Comunicação do TJGO, Luciano Augusto, destacou os avanços da Comunicação do Poder Judiciário. “Nós estamos num Judiciário Diamante, liderados pelo nosso presidente, desembargador Carlos França, e a comunicação tem atuado em sintonia com a gestão inovadora do TJGO", destacando que desde 2020 o Judiciário goiano tem sido finalista do prêmio. "Estamos alcançando o mesmo nível de excelência de outras instituições que são grandes vencedoras do prêmio, como o CNJ, STJ e TSE, que venceram também este ano, e o TJSP, outro grande vencedor deste prêmio”, analisa. O diretor ainda agradeceu o apoio irrestrito que o Centro de Comunicação recebeu do juiz Lourival Machado da Costa – que presidiu o julgamento do projeto vencedor, por ter entendido a importância do papel da comunicação nesse caso e, ainda, o empenho de toda equipe do CCS, em nome da assessora de imprensa, Aline Leonardo, que coordenou o projeto vencedor.

Conheça o projeto vencedor

Case de Comunicação 'Atendimento à Imprensa no Julgamento do Caso do Jornalista Valério Luiz'

O case de comunicação "Atendimento à Imprensa no Julgamento do Caso do Jornalista Valério Luiz" trata do relacionamento da assessoria de imprensa do Centro de Comunicação Social do TJGO com a mídia e as crises que surgiram durante o ano de 2022, em razão dos constantes adiamentos do júri, entre outros problemas, incluindo a divulgação de fake news relacionadas ao caso. O projeto apresenta passo a passo as estratégias utilizadas; os problemas encontrados na jornada e as soluções encontradas em cada momento.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO