Realizada entre os dias 6 e 10 de novembro, a 18ª Semana Nacional da Conciliação contabilizou a realização de 13.841 audiências. O número total de acordos e homologações alcançou a elevada marca de 10.198, obtendo o elevado índice de 73,68% de conciliação nos casos processuais e pré-processuais. Os valores envolvidos nos acordos homologados totalizaram a importância de R$ 52.584.180,00.

“O Poder Judiciário goiano sempre se destacou na realização da Semana da Conciliação e na obtenção de um número muito grande de acordos. E isso é motivo de orgulho para nós”, pontuou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França. O chefe do Poder Judiciário goiano acrescentou “que os excelentes números alcançados na Semana Nacional da Conciliação é resultado da organização e dedicação do coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes, e do competente trabalho das magistradas, dos magistrados, das servidoras e dos servidores do Judiciário goiano, contando com a participação da advocacia, da Defensoria Pública, do Ministério Público e das parcerias, como a mantida com a Prefeitura de Goiânia e com as empresas que acreditam na Semana da Conciliação do TJGO. Agradeço muito o envolvimento e atuação de todos, pois quem ganha é a sociedade goiana, que tem suas demandas resolvidas de forma rápida e da melhor maneira possível, qual seja, por meio da conciliação”, enfatizou.

Segundo o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflito (Nupemec), juiz Leonys Lopes(foto acima), os resultados da 18ª Semana Nacional da Conciliação corroboram a eficiência dos métodos consensuais. “O expressivo número de audiências realizadas demonstram também o comprometimento dos envolvidos”, frisou o magistrado.

Para Leonys Lopes “é gratificante perceber o empenho e dedicação dos juízes, servidores e colaboradores do TJGO e a força de vontade dos parceiros que se desdobram para levar a justiça aos que buscam a prestação jurisdicional, seja por meio de processos judiciais, ou até mesmo no âmbito pré-processual”. O magistrado também considerou que os dados extraídos demonstram o elevado quantitativo de acordos obtidos em relação ao número de audiências realizadas, “resultado que representa todo esforço para a realização da Semana Nacional da Conciliação”, enfatizou Leonys Lopes.

Semana Nacional da Conciliação

A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, os quais selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito por meio da conciliação.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO