A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) Lidia de Assis e Souza liderou, nesta quarta-feira (1°), uma reunião do Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, no Salão Nobre da Presidência. O grupo se reuniu para apresentar e avaliar os resultados obtidos com o evento “Pacto Goiano pela Primeira Infância: Eu me comprometo”, realizado no mês de setembro, como também traçar novas estratégias de atuação do comitê.

“Tivemos uma reunião extremamente profícua. Fizemos uma avaliação e projetamos a necessidade de se fazer um plano estadual, uma política estadual permanente e integrada ao Pacto pela Primeira Infância. Além disso, falamos sobre a importância de estabelecermos metas, objetivos e os papéis de cada uma das instituições que compõem o Pacto Nacional pela Primeira Infância”, destacou a juíza Lidia de Assis e Souza.



O encontro foi acompanhado pelo juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), além de integrantes da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJGO e representantes do Ministério Público do Estado de Goiás, Defensoria Pública do Estado de Goiás (MPGO), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs).

O grupo avaliou os resultados do evento “Pacto Goiano pela Primeira Infância: Eu me comprometo”, realizado no dia 14 de setembro, que buscou adesão de prefeitos ao programa. “Esse programa é de grande importância para que possa ser garantida a melhoria da qualidade de vida de bebês e crianças  desde gestação até os seis anos de idade”, ressaltou a magistrada.

Outro ponto de debate nesta quarta-feira (1°) foi a situação atual do Residencial Professor Niso Prego, que abriga dezenas de crianças de zero a 12 anos de idade, e o deficit de servidores nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Goiânia.

“Embora não tenha sido pauta para essa reunião, nós demos um encaminhamento para que informações possam ser prestadas e para que todos do comitê possam ter conhecimento”, explicou a juíza auxiliar da Presidência, Lidia de Assis e Souza. Segundo ela, será encaminhado ofício à juíza Maria  Socorro, titular do 1º Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Goiânia, e a representantes da Prefeitura de Goiânia para que repassem informações sobre os temas levantados.
A próxima reunião do Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância foi agendada para o dia 5 de dezembro.

(Texto: Sarah Mohn / Imagens: Gusthavo Crispim – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO