O Tribunal de Justiça de Goiás, por meio do Laboratório de Inovações do TJGO - Inovajus, participou nos dias 18 e 19 de setembro do 3º Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (III FestLabs), em Porto Alegre. O evento reuniu magistrados e servidores de todo o Brasil para discutir a importância da inovação no Poder Judiciário.

O TJGO foi representado pela juíza auxiliar da Presidência, Marina Cardoso Buchdid, que acaba de assumir como responsável pelo laboratório; e também pelo juiz auxiliar da presidência, Reinaldo Oliveira Dutra, que foi responsável pelo Inovajus até setembro deste ano. Também participaram a coordenadora de Inteligência e Inovação do TJGO, Jaqueline Martins e Silva; a assessora executiva do juiz auxiliar da Presidência, Brenna Martins da Silva e o coordenador administrativo da diretoria de planejamento e inovação, Ilton Machado Borges Júnior.

De acordo com a juíza auxiliar da Presidência, Marina Cardoso Buchdid, a gestão do presidente Carlos França tem priorizado a modernização e inovação do Judiciário goiano, e participar de um evento de compartilhamento de ideias inovadoras é essencial. "Foi uma experiência incrível e muito inspiradora para o Laboratório de Inovação do TJGO. Tivemos a oportunidade de trocar experiências com diversos tribunais do país, aprender sobre novas formas de tornar o trabalho melhor e de valorizar o conhecimento humano aliado às tecnologias. Nossa equipe está muito motivada para começar hoje a mudar nossa visão de futuro, porque, como diria Thomas Frey, 'A maneira como você imagina o futuro muda a sua ação no presente. Então não é só o presente que constrói o futuro. O futuro também constrói o presente'", ressaltou a magistrada.

A juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Marina Cardoso Buchdid, também destacou e agradeceu a participação do colega auxiliar da presidência, o juiz Reinaldo Dutra, nessa fase de transição no Laboratório da Justiça de Goiás.

O III FestLab

O evento deste ano foi realizado pelo consórcio dos Tribunais do Rio Grande do Sul (TJRS, TJMRS, TRE-RS, TRF4, TRT4 e JFRS). O FestLabs é um espaço de compartilhamento de experiências e fomento de parcerias vitais para a Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário, instituída pela Resolução nº 395/2021 do CNJ. Este ano, sob o tema "Inteligências para a Inovação", exploraremos três eixos essenciais: a inteligência humana, a artificial e a colaborativa. Nas edições anteriores, mais de 400 servidores e magistrados integraram o ecossistema de inovação judiciária, tornando cada encontro um sucesso colaborativo.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO