"É na primeira infância que tudo começa e essa fase se reflete na formação do ser humano. Sem o cuidado e o zelo nesse período, não teremos homens e mulheres neste país que possam caminhar e avançar como sociedade da forma que todos merecemos." Esse foi um dos pontos destacados pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, no evento “Pacto Goiano pela Primeira Infância: Eu me Comprometo!”, realizado nesta quinta-feira (14), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), com a presença de prefeitos, secretários e autoridades de todo o estado. A iniciativa, promovida pelo Comitê Goiano do Pacto Nacional pela Primeira Infância, do qual o TJGO é signatário, teve o objetivo de sensibilizar os gestores municipais para que aderissem ao Pacto Nacional Pela Primeira Infância.

O chefe do Poder Judiciário estadual saudou todos os órgãos signatários do Pacto pela Primeira Infância, em especial ao presidente do TCE, Saulo Mesquita, anfitrião do evento, e ressaltou que o TJGO foi o primeiro órgão no estado a aderir ao Pacto idealizado inicialmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Fizemos isso com muita satisfação, especialmente porque notamos o envolvimento de outros órgãos, como Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, os poderes Executivo e Legislativo. É com o empenho de todos que podemos adotar políticas públicas efetivas para essa fase tão importante da vida", pontuou.

Carlos França (foto acima) ressaltou ainda a relevância do envolvimento dos prefeitos e suas equipes com a temática. "Sabemos que não é fácil; o orçamento é apertado, mas sem o envolvimento dos municípios que estão próximos das crianças, dos cidadãos, esse Pacto não atingirá aqueles que precisam dele", observou. "Nosso maior feito é cuidar daqueles que serão, no futuro, os homens e as mulheres que levarão nosso país adiante", reforçou.

O presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edson Ferrari (foto abaixo), apresentou números que revelam a necessidade dos gestores se comprometerem com a temática, citando a alta taxa de mortalidade materna, a baixa cobertura vacinal que o país vem enfrentando e salientou que é necessário destinar mais recursos do orçamento para o setor. "Todos nós do setor público temos a obrigação de cuidar bem de nossas crianças."

Já o presidente do Tribunal de Contas do Município, conselheiro Joaquim de Castro, destacou que a primeira infância é "uma fase primordial para formação do cidadão e investir nela é garantir no futuro cidadãos comprometidos com a vida e a sociedade". O procurador-geral de Justiça do Estado, Cyro Terra; o defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório também evidenciaram a importância de investimentos na área, bem como o deputado federal, Zacarias Calil, que está na frente parlamentar da Primeira Infância, e o deputado estadual Cairo Salim, que representou o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, que compareceu mais tarde ao evento.

Presenças



Também participaram do Pacto Goiano Pela Primeira Infância o chefe da Procuradoria Setorial da Vice-Governadoria, Bruno Belém, representando o vice-governador Daniel Vilela e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Gustavo Assis; os juízes coordenadores da infância e juventude do TJGO, Carlos Limongi Sterse e Célia Regina Lara; o promotor de justiça Pedro de Mello Florentino, coordenador da área de Infância e Juventude do MPGO; a presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-GO, Roberta Muniz, que representou o presidente da OAB-GO, Rafael Lara; o vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), conselheiro Daniel Goulart; a promotora de justiça Vanessa Goulart Barbosa; os deputados estaduais Charles Bento e Gustavo Sebba; o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, prefeitos, primeiras-damas e representantes. (Texto: Karinthia Wanderley - Fotos: Girlaydy Costa - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO