A importância das políticas públicas para crianças que estão na Primeira Infância foi destacada na manhã desta quinta-feira (14), durante a abertura do Pacto Goiano pela Primeira Infância: Eu me Comprometo!, no auditório do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO), com a presença de diversas autoridades, entre elas a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado. O evento, que conta com cerca de 500 pessoas, objetiva sensibilizar e engajar prefeitos, secretários e autoridades de todo o Estado para aderirem ao Pacto Goiano pela Primeira Infância, do qual o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) é signatário.

A coordenadora do Comitê Goiano Pela Primeira Infância, juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lídia de Assis e Souza (na foto acima, de preto), destacou a importância do pacto e do evento para o fortalecimento das competências e a diminuição da desigualdade social. “O pacto foi criado em 2019 pelo Conselho Nacional de Justiça e tem o propósito de fazer com que todos os estados do País voltem seu foco de atenção para a necessidade de melhoramos a qualidade de vida dessas crianças de 0 a 6 anos de idade”, frisou.

Ao dar boas-vindas aos presentes, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Saulo Mesquita (foto abaixo), lembrou que o TJGO foi o primeiro a aderir ao pacto, que hoje conta com a adesão de várias instituições que, juntas, formam uma rede de apoio em defesa da Primeira Infância. “As crianças são o futuro do País. Em Goiás, já temos os objetivos bem estabelecidos, como por exemplo, a garantia do pleno exercício dos direitos das crianças e a promoção de ações que mobilizem e sensibilizem os atores sociais, que é o que estamos fazendo aqui hoje”, afirmou.

Também presente na abertura, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola (foto abaixo), enfatizou a importância da implementação de políticas públicas e da união de esforços em favor das crianças. “Isso inclui a proteção à maternidade, pois não podemos falar de primeira infância, sem falar de maternidade”, pontuou. “Aquilo que deixamos de investir nas crianças, vamos ter de alocar em outras fases da vida delas”, alertou.

Para o vice-presidente do Tribunal de Conta dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), conselheiro Daniel Goulart, a atenção à primeira infância deveria ser a mãe de todas as políticas públicas. “É nosso dever formar cidadãos. Vejo nesse evento hoje um grande passo e creio que, ao final desse encontro, estaremos mais afinados. Parabenizo a todos que deixaram sua cidades e que estão aqui hoje. É uma missão muito gratificante cuidar de nossas crianças”, concluiu.


Presenças


Também estiveram presentes ao evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; a secretária de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia, Maria Yvelônia Barbosa; o coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude no Estado de Goiás e titular do Juizado da Infância e Juventude da comarca de Anápolis, juiz Carlos José Limongi Sterse; coordenadora adjunta da Coordenadoria da Infância, juíza Célia Regina Lara, titular do Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Luziânia; presidente da Federação Goiana dos Municípios, Aroldo Naves; presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB-GO, Roberta Muniz; representando a Alego, deputado estadual Virmondes Cruvinel; presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), prefeito Carlos Andrade; presidente do TCM-GO, conselheiro Joaquim Alves de Castro; além de autoridades municipais e servidores de diversas instituições. Veja galeria (Texto: Arianne Lopes - Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO