No Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Com foco nessa parcela da população, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, lançou nesta terça-feira (5) cinco novas funcionalidades para garantir mais acessibilidade e inclusão ao sistema Projudi. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Presidência do TJGO.

O presidente França (foto acima) parabenizou o empenho e a dedicação da equipe, em nome do juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino, que coordenou os trabalhos para a implantação das novas funcionalidades. Segundo o chefe do Poder Judiciário, a Justiça goiana deve estar pronta para atender a todos. “Se não fizermos a nossa parte para cumprir a obrigação com a cidadania, facilitando a acessibilidade para os cidadãos que necessitam, estamos falhando. O Judiciário é para todos. Por isso, temos a obrigação de facilitar o acesso àqueles que precisam dos serviços da Justiça. A disponibilidade dessas funcionalidades é fruto do trabalho de uma equipe técnica competente e dedicada, que merece nosso reconhecimento e nossos parabéns. O Poder Judiciário se engrandece com feitos dessa natureza”, ressaltou o presidente do TJGO. Ele ainda determinou que todas as futuras inovações no sistema contenham ferramentas de acessibilidade.

O Projudi é um software que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrônico e, assim, substitui o registro dos processos realizados no papel por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital. Compõem as novas ferramentas do Projudi lançadas hoje: o controle de contraste, a ampliação de texto, a preparação de ícones e imagens, a audiodescrição (formatos html e pdf) e a apresentação de texto em libras.

“São cinco ferramentas. Pode parecer pouco, mas para as pessoas que precisam isso significa muita diferença para que possam trabalhar com eficiência. Temos muito orgulho de apresentar essas ferramentas”, destacou o juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino (foto acima), durante apresentação das novas funcionalidades e destacou o trabalho da gestora do Núcleo Técnico de Internet, Intranet e Design – CES-DTI, Eunice Alves Lopes, para realização do projeto.

A presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJGO, a juíza Priscila Lopes da Silveira (foto acima), comemorou o aperfeiçoamento do Projudi. Ela disse que no quesito inclusão e acessibilidade o Projudi está completo. Já o procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda (foto abaixo), parabenizou o TJGO pela nova funcionalidade e discorreu sobre a relevância dos avanços para a acessibilidade no TJGO.

Já o subdefensor público-geral do Estado de Goiás, Allan Montoni Joos, destacou a importância das ferramentas de acessibilidade. O procurador-geral do Município de Goiânia, Marcos Aurélio Egídio da Silva, também parabenizou o Judiciário goiano. O representante da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Eddiê Gomes Lima, destacou as dificuldades do seu dia a dia como uma pessoa com deficiência e ressaltou a importância de novos avanços.

Participaram também da solenidade a juíza substituta em 2º grau, Sirlei Martins da Costa; os juízes auxiliares da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra e Lídia de Assis e Souza; a juíza de Direito, Denise Gondim de Mendonça; o procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda; o subdefensor público-geral do Estado de Goiás, Allan Montoni Joos; o procurador-geral do Município de Goiânia, Marcos Aurélio Egídio da Silva; o representante da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Eddiê Gomes Lima; a delegada da Polícia Civil, Cybelle Silva Tristão; a diretora de Planejamento e Inovação do TJGO, Mislene Medrado de Oliveira Borges; o diretor do Centro de Comunicação Social do TJGO, Luciano Augusto; o diretor de Tecnologia da Informação do TJGO, Anderson Yagi Costa; o intérprete do TJGO, José Gabriel Assis; a analista de sistemas do TJGO, Ana Claudia Loureiro; a assessora no gabinete do juiz auxiliar da Presidência, Aldo Guilherme Saad Sabino, Susana Silva Araújo; a assessora da Diretoria de Planejamento e Inovação, Adriana Mesquista; a gestora do Núcleo Técnico de Internet, Intranet e Design – CES-DTI, Eunice Alves Lopes; o gestor do Núcleo Técnico de Sistemas Judiciais, Jesus Rodrigo Corrêa; e a secretária de sustentabilidade do Nursa, Raquel Antonini.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO