O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, participou na noite desta segunda-feira (7) da solenidade de abertura das comemorações dos 125 anos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), uma das mais antigas e tradicionais instituições de ensino superior do Brasil.

Além do presidente do TJGO, compuseram a mesa a reitora da UFG, professora Angelita Pereira de Lima; o diretor da Faculdade de Direito, professor José Querino Tavares Neto; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara; o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes e a presidente da Comissão Organizadora dos 125 anos da UFG e vice-diretora da Faculdade de Direito, professora Sílzia Alves Carvalho.

O chefe do Poder Judiciário estadual destacou que a Faculdade de Direito da UFG, com 125 anos de existência, ajudou a formar milhares de jovens para o mercado de trabalho, como também se tornarem melhores cidadãos, ajudando a sociedade goiana. “Estou feliz não somente por ter sido aluno desta importante Faculdade de Direito, mas por estar aqui como membro e representante do Poder Judiciário estadual. Temos muito a agradecer a essa conceituada instituição de ensino, pois daqui saíram inúmeros magistrados e servidores do tribunal, advogados, promotores e defensores públicos que atuam no sistema de justiça e contribuem para que o Poder Judiciário possa distribuir Justiça”, salientou.

TJGO e UFG na mesma direção

O presidente do TJGO destacou e reconheceu a importância da UFG para a sociedade goiana e ao sistema de Justiça. “Hoje, por coincidência, também iniciamos as comemorações dos 150 anos do Poder Judiciário do Estado de Goiás. Isso é sinal de que andamos juntos e continuaremos a caminhada na mesma direção para o bem da sociedade do nosso Estado”, frisou.

De acordo com o presidente da OAB-GO, Rafael Lara, o momento é também de grande alegria e histórico para Goiás. “Há 25 anos iniciei minha história com a Faculdade de Direito quando me inscrevi no vestibular do curso de Direito e que, desde sempre, teve papel relevante para nosso Estado”, relembrou. O defensor público-geral, Tiago Gregório, falou da honra e responsabilidade em poder participar da solenidade de comemoração dos 125 anos da Faculdade de Direito da UFG.


Memória

Segundo a reitora da UFG, professora Angelita Pereira de Lima, o momento é de emoção, uma vez que se inicia a recuperação de toda a memória da Universidade Federal de Goiás. “Preservar a memória da UFG é uma tarefa nossa e contribui para recuperarmos nossa dignidade. Comemorar os 125 anos de nossa instituição nos mobiliza a pensar no papel do Direito para a formação de pessoas, instituições e lideranças”, pontuou.



O diretor da Faculdade de Direito da UFG, professor José Querino Tavares Neto, agradeceu a todos os presentes em nome de cada aluno, servidor e professor que fazem parte ou passaram pela instituição. “São dias de festa. Todos aqui passaram por essa instituição e são pessoas que têm amor por esta escola. Aqui, vocês verão memória e história”, finalizou.

A presidente da Comissão Organizadora dos 125 anos e vice-diretora da Faculdade de Direito, professora Sílzia Alves Carvalho, afirmou que a solenidade tem como objetivo reconhecer o passado. “Por meio da história, conseguimos entender o presente e, acima de tudo, construir o futuro”, disse.



Também participaram do evento comemorativo, o novo desembargador Adegmar José Ferreira, que será empossado como desembargador no próximo dia 18 e  também professor daquela faculdade; a procuradora de Justiça Ivana Farina Navarrete Pena; o presidente da Casag, Jacó Coelho; o diretor da Escola Superior do Ministério Público, Adriano Godoy Firmino; o procurador do Município de Goiânia, Sávio Hercílio Vieira Torres; o deputado estadual Mauro Rubem; a vereadora da capital Aava Santiago; os vereadores de Goiânia, Anselmo Pereira e Juarez Lopes; o diretor-presidente da Escola Superior da Advocacia de Goiás, Rodrigo Lustosa Victor; o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Pedro Wilson; o presidente da Associação de Egressos da UFG, Eliomar Pires; professores, alunos e servidores da UFG. (Texto: Arianne Lopes/ Foto: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO