O Poder Judiciário estará mais perto do cidadão por meio do programa Mais Justiça. A primeira edição do programa ocorrerá em Goiânia, nos dias 5 e 6 de agosto (sábado e domingo), na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, localizada na Rua Liberdade, números 171-229, no Residencial Jardins do Cerrado 1, região oeste da capital. A abertura será no sábado, às 9 horas, com programação até as 17 horas. No domingo, os atendimentos serão realizados das 8 às 14 horas.

A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e conta com a parceria do Governo Estadual, Prefeitura de Goiânia, Defensoria Pública do Estado de Goiás, Ministério Público do Estado de Goiás, Polícia Civil de Goiás, Cartório Antônio do Prado, Sesc-Senac, bem como as entidades privadas Instituto Planejar, Laboratório Núcleo, Real Telecom, Supermercado Rio Jordão.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, destaca a importância do programa para os moradores da região. "É mais uma iniciativa que o Poder Judiciário estadual realiza para facilitar o acesso da população à justiça. A justiça mais perto da população, o que é muito importante também para o TJGO. Contamos, ainda, com a valorosa parceria de diversos órgãos e entidades, do Poder Público e da iniciativa privada, que oferecerão serviços essenciais, garantindo a efetivação dos direitos e a promoção da cidadania", pontuou.

Carlos França ainda agradeceu o envolvimento de toda a equipe de servidores do Nupemec, em nome do juiz coordenador Leonys Lopes Campos da Silva, bem como das magistradas Raquel Rocha Lemos, da comarca de Morrinhos, e Renata Farias Costa Gomes de Barros Nacagami, da comarca de Anicuns, que também participarão da primeira edição do projeto.

"O objetivo é promover o acesso à justiça com o oferecimento de serviços em regiões periféricas da cidade de Goiânia e dos centros administrativos do poder público, visando o resgate da dignidade da pessoa, promovendo cidadania", ressalta o coordenador do Mais Justiça, juiz Leonys Lopes Campos da Silva, coordenador do Nupemec.

Serviços

Uma série de serviços serão oferecidos no local durante a realização do Mais Justiça, como a abertura de procedimento pré-processual, conciliação, mediação, reconhecimento de paternidade, distribuição de cartilhas, orientações, bem como encaminhamentos diversos, registro de denúncias de violência doméstica, divórcio consensual e litigioso. E, ainda, pedidos de retificação de gênero, requerimentos de isenção para emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito; requerimento de gratuidade para emissão de 2ª via de RG; emissão de RG, delegacia móvel, serviços do DETRAN. Na área da saúde, serão oferecidos atendimentos psicológicos, exames de glicemia e aferição de pressão arterial, entre outros serviços.  (Texto: Karinthia Wanderley / Arte: Wendel Reis- Centro de Comunicação Social)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO