O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Núcleo Virtual de Trânsito (NVT), realiza conciliações voluntárias e gratuitas para condutores de veículos automotores que se envolvem em acidentes de trânsito. A iniciativa visa agilizar e desburocratizar as questões de trânsito, tornando o atendimento ao público mais eficiente, pacífico e acessível.

Com a crescente demanda de casos relacionados a infrações de trânsito e acidentes automobilísticos, o TJGO identificou a necessidade de um atendimento especial para lidar com essa questão de maneira mais rápida e eficaz. O Núcleo Virtual de Trânsito atende para reparo de danos materiais em caso de acidentes de trânsito em que não há vítimas, nem danos ao patrimônio público (placas, postes, semáforos ou similares) e, também, quando não há carros oficiais envolvidos.

“A atuação do Núcleo se encaixa nas premissas administrativas do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, ao viabilizar um atendimento mais célere para questões de trânsito”, destacou o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Leonys Lopes Campos da Silva, responsável pela iniciativa. O magistrado também ressaltou que o desempenho do NVT é marcado pela padronização de procedimentos e boas práticas, bem como pela utilização de ferramentas tecnológicas, “que proporcionam resultados de produção ainda mais evidenciados”, pontuou Leonys Lopes.

Dentre os principais benefícios do núcleo, além do uso da tecnologia e da uniformização dos métodos de trabalho, que reduz lacunas e o tempo médio entre a designação e realização da audiência para obter melhor aproveitamento da força de trabalho, figuram a ampliação do NVT a todas as comarcas. O incremento, sem ocupação física ou presencial, confere ainda mais facilidade de acesso às audiências sem necessidade de deslocamento até um Cejusc.

Com o Núcleo Virtual de Trânsito, o TJGO demonstra seu comprometimento em se adaptar às novas demandas da sociedade digital e promove uma justiça mais moderna e acessível a todos do Estado goiano. De janeiro a junho de 2023 o NVT já realizou 808 (oitocentos e oito) atendimentos, 575 (quinhentos setenta e cinco) audiências com 290 (duzentos e noventa) acordos.

Atendimento Virtual:

Ligação (62) 3216-2300 ou WhatsApp (62) 3018-8026

De segunda-feira à sexta-feira, das 07h às 19h (em dias úteis)

As partes poderão solicitar o agendamento de uma audiência de conciliação clicando aqui.

(Texto: Sara Ribeiro, estagiária de jornalismo do Centro de Comunicação Social do TJGO)

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