"Os Recursos Especiais e a Relevância da Questão Federal". Com esse tema, o corregedor nacional de Justiça, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, proferiu palestra na aula inaugural do Curso de Formação de Gabinetes de 2º Grau dos 26 novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) nesta segunda-feira (17). O chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França, fez a abertura no auditório da Escola Judicial de Goiás (Ejug).

Compuseram a mesa diretiva o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson; o corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim; o ouvidor do Poder Judiciário, Jeová Sardinha; o diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Villas Boas; e o vice-diretor da Escola, desembargador Edison Miguel.

Ao cumprimentar o palestrante, ministro Luis Felipe Salomão, os novos desembargadores e suas equipes, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, destacou que o Tribunal de Justiça vive um momento ímpar, com a ampliação da composição do quadro de desembargadores, de 52 para 78. "Temos convicção de que os colegas e suas equipes, que assumem agora, irão reforçar e dar mais agilidade à prestação jurisdicional, que é o que sempre buscamos", enfatizou França ao destacar a importância do atendimento rápido e de excelência para sociedade.

Segundo Carlos França, o curso oferecido pela Ejug será fundamental para a capacitação dos novos desembargadores. "A Ejug está indo na direção daquilo que nós almejamos, que é aprimorar nossos magistrados e servidores para oferecer um melhor serviço à sociedade. Aproveitem essa oportunidade, a experiência das pessoas que irão ministrar o curso, que repassarão conhecimentos importantes sobre a rotina do Tribunal, o funcionamento dos colegiados. E começamos o curso com a participação do ministro Luis Felipe Salomão, que tem escrito uma página tão bonita na história do Judiciário nacional, com vasta experiência no Sistema de Justiça e conhecimento jurídico. É uma honra recebê-lo nessa aula inaugural", reforçou o presidente do TJGO.

Pioneirismo

O corregedor nacional de Justiça, ministro do STJ, Luis Felipe Salomão, afirmou que se sentiu honrado em participar como palestrante de uma iniciativa pioneira na preparação dos novos desembargadores. "É uma iniciativa vigorosa e pioneira do presidente Carlos França em priorizar o aprimoramento de conhecimentos relevantes para os novos desembargadores e suas equipes. Parabéns pelo dinamismo, levando essa instituição a ser reconhecida nacionalmente pelo exemplo de prestação jurisdicional. Espero que essa iniciativa seja permanente, porque o magistrado bem preparado certamente oferecerá um trabalho de maior qualidade à sociedade", ressaltou.

Durante a palestra, Luis Felipe Salomão discorreu sobre segurança jurídica, precedentes, relevância, recursos especiais e destacou a importância da previsibilidade. "Nosso trabalho tem que ser denso em qualidade, mas, sobretudo, ser ágil, para não trazer insegurança jurídica. O Judiciário existe para trazer previsibilidade, estabelecer paz social, equilíbrio na sociedade".

Comenda Desembargador Romeu Pires

Durante a aula inaugural, o diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Villas Boas (foto abaixo), homenageou o ministro Luis Felipe Salomão com a comenda Desembargador Romeu Pires de Campos Barros. "Essa comenda leva o nome de um saudoso desembargador do TJGO, que prestou relevantes serviços ao Judiciário goiano, e sua memória permanece viva", destacou, acrescentando que a Ejug não mediu esforços para organizar o cronograma do curso com os temas essenciais para a jurisdição de 2º grau.

Na plateia estavam os novos desembargadores: Adriano Roberto Linhares Camargo, Adegmar José Ferreira, Átila Naves Amaral, Altair Guerra da Costa, Altamiro Garcia Filho, Algomiro Carvalho Neto, Alice Teles de Oliveira, Alexandre Kafuri, Aureliano Albuquerque Amorim, Breno Caiado, Fernando de Melo Xavier, José Carlos Duarte, José Proto de Oliveira, José Ricardo Marcos Machado, Juliana Prudente, Mônica Cezar Moreno Senhorelo, Paulo César Alves das Neves, Ronnie Paes Sandre, Rodrigo de Silveira, Sival Guerra Pires, Wild Afonso Ogawa, Wilton Muller Salomão, William Costa Mello, Wilson da Silva Dias. Os magistrados estavam acompanhados dos servidores que irão compor suas equipes de gabinete.
A programação estará disponível na plataforma de Ensino da Ejug.

 

Desembargadores prestigiaram aula inaugural

Participaram da solenidade também as desembargadoras Ana Cristina Peternella e Camila Nina Erbetta Nascimento; os desembargadores Nicomedes Borges, Marcus da Costa Ferreira, Anderson Máximo e Eliseu José Taveira; o juiz Ricardo Dourado, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça; a secretária-geral do TJGO, Dayhenne Mara Martins Lima Alves; coordenadora administrativa da Ejug, Eunice Machado; e servidores da Ejug. Veja galeria (Texto: Karinthia Wanderley - fotos: Acaray Martins, Gusthavo Crispim)



  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO