O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, aprovou a ampliação das novas soluções da Berna, Inteligência Artificial do TJGO, aplicadas às rotinas das escrivanias e dos gabinetes. A apresentação foi feita na tarde desta terça-feira (4), no Salão Nobre da Presidência do Poder Judiciário, pelos juízes auxiliares da presidência Reinaldo de Oliveira Dutra e Aldo Sabino, além do diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Ricardo Luiz Nicoli, e da secretária-geral da presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves.

Participaram também da apresentação o diretor de Estatística e Ciência de Dados, Antônio Pires de Castro Júnior; o diretor de Tecnologia da Informação da Presidência, Anderson Yagi Costa; a servidora Brenna Martins, assessora do juiz auxiliar da Presidência Reinaldo de Oliveira; coordenadora de Inteligência e Inovação, Jaquelline Martins e Silva ; o servidor Márcio Mendonça Gomes, da Diretoria de Tecnologia; e a servidora do Núcleo de Justiça 4.0, Andréia Abreu Fernandes.

Carlos França agradeceu à coordenação do projeto por parte do juiz auxiliar da Presidência, que também lidera o InovaJus, Reinaldo de Oliveira Dutra, ao diretor de Estatística e Ciência de Dados, e à secretária-geral da Presidência, bem como aos servidores que estão à frente da aplicação das novas soluções. Na oportunidade, o chefe do Poder Judiciário estadual destacou que a iniciativa vai possibilitar novas eficiências para o TJGO, permitindo mais celeridade aos processos que tramitam no Judiciário goiano. "O TJGO tem avançado muito com a Inteligência Artificial e com essas novas ferramentas, que vão permitir maior crescimento na automatização processual", afirmou.

Para o juiz auxiliar da presidência Reinaldo de Oliveira Dutra (foto abaixo), com a autorização do presidente Carlos França para a implementação do sistema, o TJGO vai conseguir obter maior velocidade nos andamentos dos processos que são identificados pelo Berna, inclusive com conclusões automáticas e disponibilização de modelos pré-aprovados pelos magistrados, possibilitando uma maior conferência e realização de ato processual adequado.



Durante a reunião, ficou demonstrado que as novas ferramentas vão auxiliar na rotina tanto dos gabinetes como das escrivanias, sendo cada uma delas voltada para a execução de uma atividade típica das unidades judiciárias. Contudo, para utilizá-las, o magistrado titular da unidade judiciária interessada deverá preencher e assinar o Termo de Adesão das ferramentas que deseja aderir e encaminhar o documento por meio de Proad à Diretoria de Estatística e Ciência de Dados, com o assunto "Adesão Berna".

Com o Sistema Berna Aplicado à Rotina da Escrivania, será possível, de modo automático, buscar demandas similares, realizar a juntada de documentos, como similaridade de fatos e teses jurídicas, consultar processos envolvendo as mesmas partes e habilitar procuradores. Quanto aos gabinetes, a inteligência artificial possibilitará a conclusão das iniciais (genérico), a conclusão das iniciais (com rótulo), o pré-cadastro da conclusão com rótulo e a pré-análise automática.

Elaboração do projeto
O projeto contou com a colaboração do juiz Aldo Sabino, auxiliar da Presidência; do diretor de Tecnologia da Informação da Presidência, Anderson Yagi; e do servidor Márcio Mendonça, também Diretoria de Tecnologia, que atuaram no desenvolvimento da ferramenta de pré-análise automática, automação que permitirá a inserção programa de modelos de despachos, decisões e sentenças.
Colaboraram ainda na elaboração do manual e no desenvolvimento das ferramentas as servidoras e servidores Brenna Martins e Jaquelline Martins e Silva, Wesley Alves de Oliveira, Patrícia Gabriela Marques, Clélia Lopes, Carina Barrêto Manso , Kelvin Testa, Clariana Alexandre Silva Correia, Wendel dos Santos Reis, Gláucia Mendonça, Antônio Pires de Castro Júnior, Gleidisdon Ferreira Duarte, João Marcos Rocha Ferreira, José Gomes de Souza Filho, Ítalo de Souza Silva, Fernando Ribeiro Trindade e Thiago Gomes de Aniceto. (Texto e fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO