O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, celebrará, nesta quarta-feira (7), às 9 horas, no Fórum Cível, o termo de doação de 200 veículos de sua frota antiga para Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG). A solenidade terá a presença do presidente ACCG, Jales Benevides Santana Filho; do desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; do diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Ricardo Nicoli, e do diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro.

"É uma satisfação saber que essa frota, que serviu durante anos o Poder Judiciário estadual, poderá agora contribuir para uma causa tão nobre e importante como o combate ao câncer. Sem utilidade para o TJGO, esses veículos, uma vez convertidos em recursos financeiros, poderão colaborar com a importante finalidade da entidade", afirmou o presidente Carlos França. O chefe do Poder Judiciário explicou ainda que a doação é também a "garantia que esses recursos sejam direcionados para uma finalidade relevante e urgente como a luta contra o câncer. É uma ação que se alinha com o compromisso do Poder Judiciário do Estado de Goiás em contribuir para o bem-estar da sociedade", destacou França.

Estudos detalhados

Para que a doação fosse possível, o TJGO promoveu uma detalhada avaliação dos veículos, cuja conclusão apontou que as despesas de manutenção com os vários automóveis seriam muito superior aos benefícios que eles trazem para a atividade-fim do Poder Judiciário do Estado de Goiás. Outro ponto que restou claro é que os carros, sem funcionamento e uso diário, poderão se deteriorar rapidamente e trazer ainda mais gastos para o Poder Judiciário do Estado de Goiás.

De acordo com o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro, a doação dos veículos somente foi possível depois de rigorosa análise do preenchimento dos requisitos legais. “Após diversos estudos e avaliações das equipes técnicas do Tribunal, conclui-se que a manutenção destes veículos antigos na frota oficial se tornou antieconômica diante do longo tempo de uso e dos elevados custos das revisões periódicas. Além disso, a Associação de Combate ao Câncer em Goiás comprovou ser uma instituição de caráter filantrópico e que os bens terão finalidade e uso de interesse exclusivamente social, haja vista sua reconhecida atuação na assistência de alta complexidade em oncologia, atendendo a pacientes do Estado de Goiás e de outras regiões do país em mais de 1 milhão de procedimentos anualmente, como consultas, internações, cirurgias, quimioterapia, radioterapia, entre outros”.

Associação

Filantrópica sem fins lucrativos, a Associação de Combate ao Câncer foi fundada há 67 anos e mantém, com recursos próprios e doações, três unidades operacionais: Hospital de Câncer Araújo Jorge, Instituto de Ensino e Pesquisa e Unidade Oncológica de Anápolis. Sua missão é prestar assistência oncológica integral, oferecer ensino especializado e desenvolver pesquisa de excelência para atendimento de qualidade ao paciente com câncer.

O Hospital de Câncer Araújo Jorge é uma unidade de saúde vinculada ao SUS e especializada em tratamento oncológico. Único Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no Estado de Goiás, ele atende 92% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é o único com Serviço de Oncologia Pediátrica e Transplante de Medula Óssea. Segundo o documento de requerimento para doação de veículos, “o tratamento oncológico é de alto custo, a demanda de atendimento é alta e crescente e a Tabela SUS não financia a totalidade dos custos dos tratamentos realizados”.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO