O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, acompanhado do vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, e da diretora do Foro da comarca de Bom Jesus de Goiás, juíza Cibelle Karoline Pacheco, inaugurou, na manhã desta sexta-feira (19), a reforma geral e ampliação do Fórum local. Na ocasião, o chefe do Judiciário Estadual recebeu o título de cidadão bom-jesuense.

“Me sinto honrado em receber o título de cidadania de Bom Jesus de Goiás e recebo esta homenagem em nome de todo o Poder Judiciário goiano”, salientou Carlos França, que ressaltou ainda o bom momento que vive o Poder Judiciário de Goiás. “Graças ao empenho da magistratura e do corpo funcional temos vivido um momento ímpar no cenário do Poder Judiciário nacional, impulsionado pela visão e determinação de prestar um bom serviço à sociedade”, destacou, ao frisar que o foco de sua gestão é a entrega da prestação jurisdicional. Ele também pontuou que os serviços judiciais contam com a atuação importante da advocacia, do Ministério Público, da Defensoria Pública e demais atores do sistema de Justiça.

O presidente França falou da importância da obra de ampliação do prédio do Fórum da comarca de Bom Jesus: “esta importante obra contribuirá para o aprimoramento da prestação jurisdicional na comarca, pois dará melhores condições de trabalho aos membros do Poder Judiciário, aos servidores, à advocacia e ao Ministério Público, além de contribuir para um melhor atendimento aos jurisdicionados e a toda sociedade local”.

A mesa diretiva da solenidade também foi composta pelo ouvidor do Poder Judiciário de Goiás, desembargador Jeová Sardinha de Moraes, do diretor da Escola Judicial de Goiás (Ejug), desembargador Nicomedes Domingos Borges, e do desembargador Itamar de Lima; o recém-empossado magistrado titular da 2ª Vara Judicial, Breno Gustavo Gonçalves dos Santos; o diretor do Foro da comarca de Itumbiara, juiz Guilherme Sarri Carreira, que atuou por mais de dez anos em Bom Jesus de Goiás e que, na ocasião, também foi agraciado com o título de cidadão bom Jejuense; o juiz Liciomar Fernandes, que da mesma forma exerceu a magistratura na comarca, e o magistrado Sílvio Jacinto Pereira, da comarca de Itumbiara.

Ainda compuseram a mesa, o diretor-geral, Rodrigo Leandro da Silva; o prefeito do município, Adair Henriques da Silva; o deputado federal Daniel Agrobom; o presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus de Goiás, vereador Carlos Fernando Pereira da Silva; o promotor de Justiça, Daniel Pinhel Júnior, na ocasião representando o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), o presidente da subseção da OAB-GO de Bom Jesus, Cristiano Bessa; o presidente da subseção da OAB-GO de Itumbiara, Breno Borges; o suplente de deputado estadual Álvaro Guimarães; o prefeito de Itumbiara, Dione de Araújo, e o prefeito de Cachoeira Dourada, Rodrigo Rodrigues.

As autoridades presentes fizeram uso da palavra e se manifestaram sobre a importância da obra para a comarca e para a comunidade local. O deputado federal Daniel Agrobom parabenizou o desembargador Carlos França pela “brilhante e dinâmica condução do Judiciário goiano”. Já o prefeito do município, Adair Henriques (foto abaixo), afirmou que a cidade tem recebido o melhor atendimento do Poder Judiciário Estadual, “certificado pela sensível atuação do presidente Carlos França”.

O promotor de Justiça, Daniel Pinhel Júnior, também reafirmou que a reforma resgata “a dignidade daqueles que necessitam dos serviços da Justiça e classificou a gestão do presidente França como um marco. “Esse é um momento muito especial para a advocacia e para a população do município”, observou, por sua vez, o presidente da subseção da OAB-GO de Bom Jesus, Cristiano Bessa. Quem também reconheceu “a relevância da atuação do Poder Judiciário na comarca presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus de Goiás, vereador Carlos Fernando Pereira da Silva, que elogiou “os avanços que têm sido conseguidos pela gestão do Tribunal de Justiça para Bom Jesus”.

Providencial

Para a diretora do Foro de Bom Jesus de Goiás, juíza Cibelle Karoline Pacheco (foto acima), a reforma foi providencial para suprir as necessidades da comarca. “A inauguração do Fórum, reformado e ampliado é uma enorme conquista para a população de Bom Jesus de Goiás”. Na ocasião, ela destacou que “o fórum não é somente um edifício, o fórum é o lugar buscado pela população quando precisa do Poder Judiciário e quando precisa de justiça”.

O investimento total da obra, executada ao longo de um ano, foi da ordem de R$ 3,4 milhões. A reforma foi contemplada com a instalação de piso em concreto armado na área de circulação de pessoas, piso tátil na calçada e rebaixos para acesso de cadeirantes, estacionamento privativo para melhorar a acessibilidade, 19 vagas cobertas no estacionamento de servidores, vagas para motocicletas, bicicletário, abrigo de gás, bem como a construção da entrada do Tribunal do Júri e a revitalização do paisagismo do fórum, com plantio de grama.

Nas edificações já existentes no imóvel, foram provisionados a alteração das instalações elétricas e lógicas, com aparelhagem de luminárias de led e sistema CFTV, a substituição de todo o telhado, calhas e rufos, e dos revestimentos de piso e paredes, a melhoria da iluminação externa e a repintura geral do prédio. Também foram reformados os sanitários, com a reposição de louças, metais e revestimentos, além de adequações, a fim de garantir a acessibilidade e modernidade do prédio, como a instalação de piso e mapa tátil, corrimãos, guarda-corpo e sanitários acessíveis e o aparelhamento de Gerador e No Break. O Tribunal do Júri também foi renovado, com aumento do palco e acessibilidade. O prédio ainda passou por revisão das instalações hidrossanitárias, elétricas e lógicas, além de CFTV.

Em relação à ampliação do Fórum da comarca de Bom Jesus de Goiás, a área foi acrescida de 510 metros quadrados e ganhou mais um estacionamento privativo e a instalação de ambientes para dois sanitários públicos, Arquivo Geral, Secretaria, duas escrivania e uma unidade judicial completa, com Gabinete para magistrados, sala de assessores, sala de audiências e conciliação, além de almoxarifado e ambiente para depoimento especial.


Prestígio

Todas as vereadoras e vereadores de Bom Jesus de Goiás prestigiaram a entrega do título de cidadão bom-jejuense ao presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e ao magistrado Guilherme Sarri, entregues pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Fernando Pereira. Os demais representantes do Poder Legislativo Municipal, Wilton Melo de Andrade, Cleusa Pereira, Antônio Teodoro, Antônio Avelino Neto, Wellington Lopes, Vanderlei Vieira, Antônio Hermes, João Batista Carvalho, Sivalda Maria do Carmo e Wender da Cunha também compareceram ao evento.

Também participaram da cerimônia, a primeira-dama de Bom Jesus de Goiás, Fátima Portilho; o chefe do Gabinete Militar do Poder Judiciário de Goiás, tenente-coronel Rodrigo Barbosa; o padre da Paróquia de Bom Jesus, Marcos Antônio Alves; o vice-prefeito da cidade, Jonisvaldo de Resende; o delegado da Polícia Civil no município, Juliano Campestrini; o comandante da Polícia Militar de Bom Jesus de Goiás, capitão Wellington Barbosa Gomes, a irmã do prefeito Adair Henriques, advogada Eliza Conceição, acompanhada de seu esposo Eurípedes Neves, entre demais autoridades e servidores municipais e da região. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO) veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO