“A memória merece ser preservada e reverenciada”. Com essas palavras, o presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, evidenciou a importância da 2ª Semana da Memória do Poder Judiciário, cujo encerramento ocorreu nesta sexta-feira (19), no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário da cidade de Goiás.

Uma parceria entre o TJGO, Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), o evento teve o objetivo de promover ações de preservação, valorização e divulgação da história do judiciário goiano.

Representando o presidente do TJGO, desembargador Carlos França e o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Campos, o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga (foto) enfatizou que as parcerias foram essenciais para que a iniciativa fosse um sucesso. “Foi uma semana importantíssima, com eventos que se realizaram no TRT-GO, no TRE-GO e no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, terra de Cora Coralina. Fizemos todos os trabalhos em peregrinação para que pudéssemos destacar fatos, documentos, pessoas. É a reverência que temos à memória do Poder Judiciário”, pontuou Veiga Braga.

O presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Rodrigues (foto acima), por sua vez, afirmou que a memória e cultura do povo é seu maior patrimônio e que a escolha da cidade de Goiás para o encerramento da Semana da Memória do Poder Judiciário “não poderia ter sido mais feliz porque é exemplo vivo da importância da preservação material e imaterial do povo”. Na ocasião, o coordenador do subcomitê de Gestão de Memória do TRT-18, desembargador Elvécio Moura dos Santos (foto abaixo), falou sobre o novo Centro de Memória do órgão, inaugurado em novembro de 2022. “Reunimos um acervo histórico, com documentos, fotos, vídeos. O Centro de Memória do TRT-18 é um dos mais modernos do país”, assegurou.

Já a coordenadora de Gestão da informação do TRE-GO, Flávia Dayrell (foto abaixo), fez uma breve apresentação do Programa de História Oral do Memorial Virtual da Justiça Eleitoral goiana, que inclui um vídeo institucional com depoimentos de pessoas que passaram ou ainda estão no TRE-GO.

Materialização da história do Poder Judiciário

Durante a solenidade foi lançado o catálogo do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás. Diretora da unidade, Laylla Lopes Vilarinho explicou que o catálogo surgiu da necessidade de se materializar a história do Poder Judiciário. “Escolhemos 30 itens que compõem o acervo histórico da instituição, e por meio desses itens, abordamos a história do Poder Judiciário e contextualizamos aquela do Poder Judiciário na cidade de Goiás e no Brasil”.

O evento foi encerrado com a inauguração do maior painel artístico pintado com as areias coloridas da Serra Dourada, feito pelo artista plástico Auriovane D’Ávila. A obra, que tem 5mx1,6 m, valoriza o primeiro prédio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, além de trazer elementos étnicos-raciais e da cultura local.

Presenças
Também estiveram presentes na solenidade de encerramento da 2ª Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, o diretor do Foro da comarca de Goiás, juiz Joviano Carneiro Neto; a vice-prefeita de Goiás, Zilda Lobo; o presidente da Câmara Municipal de Goiás, Zilwimar Maria Dantas; o presidente da subseção da OAG-GO na cidade de Goiás, Murillo de Oliveira; o chefe do Memorial do TRT-18, Ariony Chaves; diretora do Campus Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG), Margareth Pereira; professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Caio Alexandre Leão; professora Ana Colantoni, representando a Coletiva Feminista G-Sex da UFG – Campus Goiás.
A cerimônia contou ainda com apresentações culturais da vereadora Elenizia da Mata, que cantou o hino nacional brasileiro; da integrante do grupo “Vozes Coralinas”, Laura Vieira, que declamou o poema “Rio Vermelho” de Cora Coralina e também da apresentação teatral do artista Eliézer Carvalho. Veja galeria (Texto: Karinthia Wanderley- Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO