Em menos de quatro meses de atuação, a Unidade de Processamento Judicial (UPJ) Criminal da comarca de Formosa, em atendimento à 2ª e 3ª varas criminais, já arquivou 556 processos e expediu mais de 110 guias de execução penal, entre outras providências com o objetivo de promover maior celeridade nas tarefas da escrivania. Além disso, a UPJ realiza cerca de 150 atendimentos diários, tanto no balcão físico quanto no virtual e não possui pendências não efetivadas há mais de cem dias.

"A atuação da UPJ Criminal de Formosa é um exemplo da importância de investirmos em modernização e padronização de procedimentos para garantir uma justiça mais ágil e eficiente para a população. Os resultados apresentados até agora demonstram que estamos no caminho certo", falou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, ao parabenizar os magistrados titulares das unidades que integram a UPJ de Formosa, Fernando Samuel (Coordenador) e Eduardo Ricco, além da magistrada diretora do foro da comarca, Christiana Nasser, e os servidores da UPJ de Formosa pelos números do primeiro trimestre.

França ainda destacou que o TJGO já conta com 11 unidades instaladas e explicou que as UPJs estão se tornando referência como modelo "de gestão e também pela especialização das equipes por setores de trabalho, otimizando mão de obra e o aproveitamento do espaço físico".

Exemplo de Formosa

De acordo com o juiz coordenador da unidade, Fernando Samuel, “a UPJ vem proporcionar maior eficácia na prestação jurisdicional, padronizando procedimentos e unindo esforços para que se garanta o resultado positivo e uma melhor utilização da estrutura que temos disponível na comarca de Formosa”, observou.

O juiz Eduardo Ricco afirmou que “ao reunir as forças de trabalho das Serventias, a UPJ Criminal de Formosa otimizou o cumprimento das decisões, gerando uma prestação jurisdicional ainda mais célere”.

Para a diretora do Foro, juíza Christiana Nasser, a UPJ Criminal de Formosa trabalha em busca de padronizar os procedimentos e tornar mais eficiente as tarefas da serventia. “Os resultados da UPJ Criminal demonstram que a comarca de Formosa caminha ao lado das diretrizes traçadas pelo nosso Tribunal de Justiça e com o compromisso de modernização, uniformização e aceleração dos julgamentos”, afirmou.

A 2ª e 3ª Varas Criminais de Formosa conta, no total, com 5.499 processos ativos e 6.431 processos arquivados e têm a competência para processar e julgar os crimes comuns e os de violência doméstica e familiar. Fazem parte da 1ª UPJ Criminal da Comarca de Formosa, o juiz coordenador Fernando Samuel e o juiz Eduardo Ricco. A gestora master é a servidora Eliani Maria da Carvalho.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO