Um debate sobre a obra "O Mercador de Veneza", de William Shakespeare, abrirá, na próxima segunda-feira (8 ), às 15h30, no auditório da Escola Judicial de Goiás (Ejug), no Palácio Desembargador Clenon de Barros Loyola, Setor Oeste, o Fórum Permanente de Direito e Literatura, da Ejug. O evento terá como convidado especial o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Lisandro Nogueira, que é mestre em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Cinema pela PUC/SP.

O evento será aberto pelo presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e coordenador do Fórum Permanente de Direito e Literatura, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga. As inscrições estão abertas, clique aqui.

 "O Fórum Direito e Literatura, da Ejug, é um projeto de alcance da atividade intelectual jurídica e das obras literárias que envolvam temáticas de interesse dos operadores do Direito. É o despertar cultural segmentado. O permitir que os atuantes na atividade judicante, direta ou indiretamente, não sejam reféns apenas do conhecimento específico do seu ofício, mas da universalização intelectual", ressaltou o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, ao salientar que a participação de Lisandro Nogueira, uma das  maiores autoridades sobre cinema no Brasil, abrilhantará o primeiro evento do Fórum Permanente Direito e Literatura da Ejug.  

O juiz Eduardo Perez, que também integra a coordenação do Fórum Permanente de Literatura e Direito, afirma que a  iniciativa da Ejug é um chamado a ampliar os horizontes dos operadores do direito, para que passem a pensar o ordenamento para além de um sistema fechado e passem a ver a importância da cultura e da multidisciplinaridade na aplicação das leis. “A obra escolhida para abertura do fórum suscita toda sorte de debates: desde positivismo e jusnaturalismo, passando pelo cumprimento dos contratos, a imparcialidade dos juízes e até a distinção da aplicação do direito a depender de suas origens. A proposta é fomentar o amplo debate para quem for participar”, frisou o magistrado.



    
Assunto: Abertura do Fórum Permanente de Literatura e Direito do Poder Judiciário de Goiás
Data: 08/05/2023
Horário: 15h30
Local: auditório da Ejug, no Palácio Desembargador Clenon de Barros Loyola, Setor Oeste

 

(Texto: Karinthia Wanderley/ Arte: Antônio Bernardes- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO