Magistradas e magistrados que atuarão como diretores de Foro das comarcas no interior do Estado, de entrância intermediária e inicial, foram empossados pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, na tarde desta quinta-feira (2), em sessão virtual realizada por meio da plataforma Zoom. Os magistrados das 119 comarcas do interior participaram da solenidade por videoconferência.

Durante a solenidade, a diretora do Foro de Formosa e titular da 1ª Vara Criminal local, juíza Christiana Aparecida Nasser Saad, prestou o compromisso regimental, em nome dos demais diretores empossados. A secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves, fez a leitura do termo de posse.


“Estamos aqui reunidos com o objetivo de cumprimentar e receber com muita consideração todos os colegas, magistradas e magistrados, pela entrada em exercício como novos diretores de Foro nas comarcas de entrância intermediária e inicial”, destacou o presidente Carlos França na abertura da cerimônia. Conforme o desembargador, “o resultado da prestação jurisdicional é impactado pelo desempenho dos papéis administrativos, inerentes à Diretoria dos Foros, o que torna essa atividade essencial”, destacou.

O chefe do Poder Judiciário goiano ainda ressaltou a relevância da participação ativa e colaborativa de instituições externas, em especial às que compõem o Sistema de Justiça, como a Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público e Defensoria Pública, e agradeceu a presença à solenidade do diretor tesoureiro da OAB-GO, advogado Eduardo Cardoso Júnior. “O exercício da atividade do diretor do Foro envolve o relacionamento com os representantes do Sistema de Justiça, pois a atividade jurisdicional é estruturada também pela participação desses agentes”, ressaltou Carlos França.

O vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, parabenizou as magistradas e os magistrados empossados, “por assumirem essa valorosa função de colaborar na administração do Judiciário goiano”.

O desembargador Amaral Wilson salientou que a atuação dos diretores de Foro vai além das atividades administrativas, e “representam um elo de interlocução entre os órgãos da administração do Judiciário, como Presidência e Corregedoria, bem como os demais colegas que atuam nas comarcas e que não exercem a direção do Foro”.

 

Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2022

“Saúdo os diretores de Foro das comarcas de entrância intermediária e inicial, empossados nesta solenidade, que são em verdade uma extensão da administração central deste Tribunal, razão pela qual a atuação integrada e colaborativa de todos é imprescindível para que possamos atingir a excelência na prestação jurisdicional”, declarou o novo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim.

Conforme o corregedor, “o ciclo encerrado pela primeira gestão do desembargador Carlos França no biênio 2021/223 trouxe inúmeros ganhos para o Poder Judiciário goiano e resultou no prêmio Selo Diamante”, elogiou. Para a gestão de 2023/2025, o desembargador Leandro Crispim destacou a importância da união de esforços para a manutenção do prêmio.

Reconhecimento

“Nesses últimos dois anos tivemos uma verdadeira revolução no TJGO. Nossos programas foram implementados, as rotinas desburocratizadas e metas foram estabelecidas com o objetivo comum de tornar mais célere e eficiente nossa prestação jurisdicional”, destacou a diretora do Foro das comarcas de Senador Canedo, juíza Patrícia Dias Bretas, na ocasião representando os diretores de Foro do interior.

A magistrada falou da inédita produtividade alcançada pelas unidades de entrância intermediária e inicial e frisou que, “embora tenha havido um aumento expressivo de trabalho para os magistrados, é notória a satisfação dos colegas pelo reconhecimento da administração, e pela oportunidade de contribuição com o Poder Judiciário do Estado’, salientou Patrícia Bretas.

A cerimônia de posse dos 119 magistrados ainda foi prestigiada pelos juízes auxiliares da Presidência, Sirlei Martins da Costa, Aldo Sabino, Reinaldo Dutra e Marina Cardoso Buchdid, bem como os juízes auxiliares da CGJGO, Gustavo Assis Garcia, Ricardo Dourado e Marcus Vinícius Alves de Oliveira, e o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva. Veja a lista dos diretores de Foro do interior.

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO