O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, empossou nesta quinta-feira (2) o juiz Ricardo Nicoli no cargo de diretor do Foro da comarca de Goiânia e a juíza Simone Monteiro, reconduzida ao cargo de diretora substituta do Foro da capital.  A solenidade foi realizada no plenário do Tribunal do Júri, no Fórum Heitor Morais Fleury, e reuniu integrantes da magistratura goiana, do corpo funcional, diretores de área e integrantes do Sistema de Justiça.

Compuseram a mesa diretiva além do chefe do Poder Judiciário e dos diretores empossados, o corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim; o ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Jeová Sardinha de Moraes; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), desembargador Itaney Campos; o juiz Héber Carlos, que nesta data deixou o cargo à frente da diretoria do Foro de Goiânia; o presidente da Seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/GO), Rafael Lara; o defensor público geral, Thiago Gregório; o juiz Sandro Fagundes, representando a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego); e o capelão do TJGO, padre Antônio Martins da Silva.

Antes de se tornar desembargador, o presidente Carlos França foi diretor do Foro de Goiânia, há 17 anos. Ele lembrou a importância da experiência “para conhecer a rotina administrativa e expandir a participação nas atividades e serviços judiciários”. Sobre os novos empossados, ele afirmou que Ricardo Nicoli  e Simone Monteiro têm “todos os predicados e qualidades para dar sequência à gestão anterior”.



O presidente do TJGO lembrou que que Diretor do Foro em Goiânia “é uma função de prestígio, porém espinhosa, pois a comarca da  capital detém 40% do movimento forense do Estado, o maior número de servidores e a maior concentração de advogados atuantes. Assim, a orientação é de diálogo contínuo com os partícipes do Sistema de Justiça, com a Presidência do TJGO e com a CGJGO”.



Ainda em seu pronunciamento, o chefe do Poder Judiciário fez questão de agradecer e parabenizar o diretor anterior, Héber Carlos, que correspondeu às expectativas e que, agora, volta a seguir carreira na magistratura, tendo em sua trajetória predicados para postular futuramente à substituição em segundo grau”.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Leandro Crispim, também congratulou o diretor do foro anterior “por sua notável atuação” e fez votos de prosperidade aos empossados na solenidade. Ele comentou que o juiz Ricardo Nicoli, como coordenador do Núcleo de Justiça 4.0, onde “demonstrou grande aptidão, com ênfase na capacidade de gestão e mediação de distintas vozes,  assim como sua habilidade para lidar com as inovações tecnológicas”.

A importância da função da Diretoria do Foro foi ressaltada pelo corregedor. “A administração do Foro é indispensável, a fim que se possa alcançar propósitos de distribuição e promoção da justiça, para o bem de todos e a pacificação social”.


Representando a classe advocatícia, o presidente da OABGO, Rafael Lara, afirmou que “nos últimos dois anos a gestão foi marcada por muito diálogo e pela construção conjunta de soluções. Dessa forma, a advocacia agradece o diretor Héber Carlos e cumprimenta os novos diretores do Foro da comarca da capital”.


Balanço da gestão

Ao fazer o balanço de sua gestão, o juiz Héber Carlos de Oliveira (foto abaixo) ressaltou que ficou  honrado quando foi convidado pelo presidente Carlos França para assumir a Diretoria do Foro de Goiânia. "Sabia que as dificuldades eram grandes, porque a capital concentra 40 por cento dos processos do primeiro grau do estado, temos mais de dois mil servidores, mas aceitamos o desafio e acredito que o resultado foi positivo", comemora, ao fazer um  agradecimento ao chefe do Poder Judiciário pela oportunidade, além dos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que contribuíram durante os dois anos de atuação.



O juiz Héber Carlos ainda elencou algumas ações realizadas no período em que esteve no comando da Diretoria do Foro, entre elas, participações em mutirões da Justiça Ativa, Semana Nacional pela Paz em Casa e atividades na área de gestão de pessoas, como projeto Conviver e Aprendiz do Futuro. "A gestão do presidente Carlos França prioriza o bom atendimento ao cidadão, e acredito que conseguimos atingir esse objetivo por meio das ações realizadas em diversos bairros da capital".


"Me sinto preparado para o desafio"

O juiz Ricardo Nicoli afirmou que é com orgulho que aceitou a missão de estar à frente da Diretoria do Foro de Goiânia e que está preparado para os desafios que virão nos próximos dois anos. "Se por um lado, a escolha muito me orgulha, por outro me desafia, não só pela grandiosidade da comarca, mas sobretudo porque estarei trabalhando ao lado do  presidente Carlos França, que é um excepcional administrador e com sua capacidade intelectual e obstinação pelo trabalho de excelência e práticas inovadoras, tem revolucionado a justiça de Goiás. Sob sua liderança, o Poder Judiciário goiano desponta no cenário nacional, recebendo prêmios, inclusive o Selo Diamante (CNJ), que exigiu muito trabalho para conquistá-lo e, certamente, exigirá ainda mais para mantê-lo. E é preciso dar continuidade a essa performance exemplar, cumprindo metas e oferecendo, aos juízes e servidores, instrumentos que facilitem ao seu trabalho. Não mediremos esforços para que isso aconteça".



O novo diretor do Foro de Goiânia ressaltou ainda que o Tribunal de Justiça sempre investiu em sua formação, tanto para trabalho jurisdicional, quanto para as atividades de gestão. "Mesmo ciente de que o aprendizado é constante, me sinto preparado para o cargo, tenho disposição para trabalhar e vontade de acertar e fazer o melhor, trazendo na bagagem a experiência de 25 anos de serviços ao Poder Judiciário. Agora é hora de dar minha contribuição maior, que é retribuir ao Poder Judiciário tudo que obtive em termos de aprendizado e conhecimento", pontuou, ao destacar que irá exercer um trabalho coletivo.

"O sentimento de unidade transcende ao da individualidade porque fazemos parte de um todo maior chamado Sistema de Justiça. Pretendo trabalhar em sintonia com os juízes, servidores, OAB, Ministério Público, Procuradoria, Defensoria, recebendo sugestões e críticas que favoreçam  o melhor desempenho nas atividades institucionais dessa diretoria", frisou, ao agradecer ao juiz Héber Carlos pela gestão de excelência e o legado de avanço mesmo enfrentando uma pandemia.


Presenças

Familiares do novo diretor do Foro participaram da solenidade: a mãe Elba Nicoli, o pai Nilson Nicoli, a esposa Clarice Nicoli, as filhas Ana Laura e Mariana Nicoli, e o irmão Nilson Nicoli. Participaram também da solenidade os juízes substitutos em segundo grau Avenir Passos, Altair Guerra, Wilson Dias; os juízes auxiliares da Presidência, Sirlei Martins da Costa, Aldo Sabino,  Reinaldo Dutra e Marina Cardoso Buchdid; o juiz auxiliar da Corregedoria, Gustavo Assis Garcia. E, também, a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins, os coordenadores da Diretoria do Foro de Goiânia Marina Sales Penteado, Thiago Dutra de Castro e Ricardo Lúcio Sardinha de Moraes, além de magistradas e magistrados da comarca de Goiânia, diretoras e diretores de área, servidoras e servidores.  (Texto: Karinthia Wanderley e Lilian Cury - fotos: Wagner Soares) ver galeria de fotos















  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO