“Há motivos para se motivar no serviço público?”. Esse questionamento foi o tema da palestra do psicólogo Rossandro Klinjey, realizada nesta quarta-feira (14), no auditório da Escola Judicial de Goiás (Ejug), no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), e transmitida ao vivo pelo canal da Escola no YouTube. A iniciativa é da Diretoria de Recursos Humanos (DRH).

A palestra foi mediada pela assessora de gabinete do DRH, Daniella Botelho, que agradeceu a presença do palestrante e apresentou o currículo dele. Natural de Campina Grande, Paraíba, Rossandro Klinjey é psicólogo clínico, escritor, palestrante e professor visitante da Fundação Dom Cabral e da Universidade de Campinas (Unicamp). Autor de livros como As Cinco Faces do Perdão, Help: me eduque! e Eu escolho ser feliz, nos últimos anos Klinjey ganhou popularidade nas redes sociais com vídeos que tratam de psicologia de forma mais acessível e atraente. É consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família, além de colunista da Rádio CBN, onde tem os quadros semanais O Divã de Todos Nós e Saúde Integral. Em 2021, criou a Educa, que proporciona aos alunos, pais e educadores o desenvolvimento das habilidades sócio-emocionais.
    
A comparação desmotiva

Rossandro Klinjey, que é  autor especializado em saúde mental e desenvolvimento humano, enfatizou que a comparação é um dos principais fatores que causam a falta de motivação no ser humano. "Nós temos mania de sempre achar que tudo que o outro faz é melhor,  que o nosso ambiente de trabalho é pior que o do colega, ficamos nos sabotando. Viver num mundo de comparações e ressentimentos tira as nossas forças ", alertou, ao acrescentar que o contexto pode atrapalhar, mas não é determinante. "Não dá para justificar minha imobilidade por causa de fatores externos. A motivação que buscamos está dentro de nós", observou.

Rossandro Klinjey ressaltou ainda que muitas pessoas projetam para sua vidas coisas impossíveis que nunca se concretizam. "Geralmente, no fim do ano, as pessoas fazem lista de desejos para o ano seguinte, que nunca se realizam.  O ideal é escolher apenas um objetivo de cada vez. A partir do momento que você colocá-lo em prática e realizá-lo, passe para outro. Dessa forma ficará mais motivado", ensinou.

Segundo o psicólogo, é preciso enfrentar os medos e encarar de forma mais leve o ambiente que vivemos. "Você não pode mudar o mau humor do outro, a arrogância, o falta de educação do outro. Isso não é um problema seu. Mas a partir do momento que isso te afeta, passa ser um problema seu. E quem você quer ser? Opte pela alegria, pela leveza. Seja uma pessoa que ilumine o ambiente onde quer que esteja, que sintam sua falta. Entregue para você o que você dá de bom para a vida", frisa.

Participaram da palestra a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima, a diretora de Recursos Humanos, Wanessa Oliveira Alves, a diretora administrativa, Tatiana Rodrigues, e o diretor financeiro do TJGO, Irismar Dantas. (texto: Karinthia Wanderley - fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social).
    

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO