"Saúde mental é uma conquista, um projeto. Não é um privilégio". Essa foi uma das reflexões destacadas pelo historiador Leandro Karnal na palestra "Um novo mundo chegou: estamos preparados?", realizada nesta segunda-feira (12), no auditório da Ejug, e transmitida ao vivo pelo canal da Escola no YouTube. O evento foi promovido pela Escola Judicial (Ejug) e encerra o ano letivo de 2022.

Mediador da palestra, o juiz Eduardo Perez destacou o currículo de Leandro Karnal, que é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e escritor. Karnal é reconhecido em todo o País como palestrante, intelectual, formador de opinião e, mais recentemente, apresentador de TV e influenciador digital. Autor de diversos best sellers, entre os quais Crer ou Não Crer e O Dilema do Porco Espinho. Colunista do jornal O Estado de S. Paulo, Karnal também é presença constante na imprensa nacional.



O historiador falou sobre as mudanças na nossa forma de pensar e trabalhar, de gerenciar crises e de se relacionar diante das mudanças impostas pela pandemia de Covid-19. " Vivemos uma pandemia que custou a vida de milhares de pessoas e ainda enfrentamos uma polarização política em nosso País, e isso afetou a saúde mental das pessoas, as deixaram mais ansiosas, mais depressivas. E elas precisam de cuidados", pontuou, ao acrescentar a importância de evitar a convivência com pessoas negativas. "Temos que selecionar para nossa convivência, aqueles que somam, agreguem valor às nossas vidas", recomendou.

Karnal também evidenciou a relevância de olhar para o mundo como ele é e não como gostaríamos que fosse e de valorizar os momentos que estamos vivendo como forma de ter uma boa saúde mental. "Quando for trabalhar, foque no seu trabalho; se for participar de uma reunião familiar, se envolva, converse, esqueça o celular", enfatizou, antes de complementar que as redes sociais trazem uma falsa ilusão de felicidade. "Infelizmente a vida virou uma felicidade de TikTok. Não é possível ser feliz o tempo todo e hoje em dia as pessoas estão idealizando um mundo que não é real".

O professor observou ainda que é sempre tempo de aprender, independente da idade, e que o esforço diário e constante contribuem para uma saúde mental mais equilibrada. "Seja ético, respeitoso com as pessoas mesmo que não tenha afinidade com elas; leia sempre. Cada livro é um novo horizonte; medite e principalmente, seja sincero consigo mesmo. Assim cuidamos melhor de nossa saúde mental", frisou. Leandro Karnal respondeu perguntas dos participantes, entre elas, um questionamento sobre como lidar com pessoas tóxicas. Ele foi claro: "Não devolva na mesma moeda.  Ignore. Seja sempre uma pessoa positiva", ensinou.



Ações da Ejug
Após a palestra, a diretora administrativa da Ejug, Eunice Machado Nogueira, apresentou as principais conquistas do biênio 2021-2023. Entre as ações destacadas, ela elencou o credenciamento da Ejug no Conselho Estadual de Educação; a realização nos anos de 2021 e 2022 de 195 atividades educacionais; o pagamento de bolsas de estudo para magistrados e servidores cursarem pós-graduação stricto sensu mestrado e doutorado; disponibilização de acesso a duas bibliotecas (Saraiva e Editora Fórum); cumprimento de todas as metas do Plano de Capacitação 2021-2023.

Presenças
Participaram da palestra os juízes auxiliares da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra; Sirlei Martins, Jussara Cristina Oliveira Louza; a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima, o juiz substituto em segundo grau Avenir Passo de Oliveira; juiz Fernando de Mello Xavier, da 2ª Vara de Sucessões de Goiânia, e diretores de área do TJGO. (Texto: Karinthia Wanderley - fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social)

 

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO