O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, recebeu o Título de Cidadania Goiana, entregue pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (6). A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira, e pelo ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), Humberto Aidar, o que foi aprovado de forma unânime pelos membros do legislativo estadual. A sessão da Alego foi presidida pelo deputado Álvaro Guimarães.

A cerimônia foi realizada no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela. Participaram compondo a mesa diretiva, além do presidente em exercício da Alego, deputado Álvaro Guimarães, o homenageado, desembargador presidente do TJGO, Carlos França, o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Humberto Aidar, a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França, esposa do presidente do TJGO; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Casa Civil e representante do Governo, Jorge Luiz Ramos Caiado Júnior; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz e a primeira-dama Thelma Cruz; o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vecchi; a diretora de comunicação da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, juíza Mônica Miranda, e o diretor tesoureiro da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OABGO), Eduardo Alves Cardoso Júnior.

Após a abertura da sessão solene, o conselheiro Humberto Aidar destacou que a propositura da condecoração foi acolhida pelos demais integrantes do legislativo estadual “de forma unânime, em reconhecimento aos trabalhos prestados à população goiana pelo desembargador Carlos França, no Poder Judiciário estadual”. Autor da propositura junto com o presidente da Alego, Lissauer Vieira, que não pode estar presente devido ao cancelamento do seu voo de retorno a Goiânia, Aidar destacou o currículo do homenageado, que nasceu em Campina Verde, Minas Gerais, e se mudou para Goiânia no começo da década de 1980 para estudar Direito, tendo graduado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás em 1989 e, no ano seguinte, logrado êxito no concurso para magistratura estadual. Relacionou as comarcas em que o Presidente França atuou como magistrado e as inúmeras funções e cargos ocupados no Tribunal de Justiça, até alcançar a presidência da Corte de Justiça estadual.

Honraria
Em seu discurso de agradecimento, o presidente do TJGO destacou que o recebimento do Título de Cidadania Goiana representa “um momento ímpar, sendo um dos mais marcantes” em sua carreira. Ele ressaltou que recebe a homenagem em nome do Poder Judiciário do Estado de Goiás, onde encontrou realização profissional e oportunidade de desempenhar a missão constitucional de distribuir justiça ao povo deste Estado”.

França ressaltou que “integrar a magistratura goiana, além de conferir essência e direção” a sua trajetória, lhe deu “a chance de fazer grandes amizades, conquistar a confiança dos pares e alcançar, com extrema honra, a presidência do TJGO. Compartilhou a homenagem recebida com todos os seus pares da magistratura goiana”

Nesse sentido, ele destacou nominalmente a presença de magistradas, magistrados, servidoras, servidores e familiares que foram prestigiá-lo durante o evento: “este trilhar, de luta e trabalho, não se faz sozinho. Tive a felicidade de contar com apoio de minha família de origem, meus pais, meus irmãos e, aqui, em terras goianas, de construir a minha própria família. Assim, no Estado de Goiás, além de realização profissional, conheci o sentido e a força do amor, ao casar com uma legítima goiana, Ana Cristina, e como consagração dessa feliz união receber duas dádivas, meus amados filhos, Guilherme, que está presente hoje, e Rafael, que está estudando e trabalhando em São Paulo e não pode comparecer”.

Antes de finalizar seu pronunciamento, França agradeceu à Alego, na pessoa do presidente da Casa, Lissauer Vieira, reconhecendo os serviços prestados à sociedade goiana na condução do Poder Legislativo. Expressou gratidão ao deputado Lissauer pela autoria da iniciativa de outorga da distinção hoje recebida. Carlos França também fez um agradecimento especial ao conselheiro Humberto Aidar pela coautoria na propositura de entrega do título, ressaltando sua trajetória por sete mandatos como deputado estadual e destacando que, atualmente, abrilhanta o TCM, além de agradecer todos os membros do legislativo estadual pela aprovação da outorga do título de cidadania goiana. Por fim, afirmou que o título fortalece seu voto de amor e compromisso com o Estado. “Já vivi em Goiás mais que o dobro do tempo vivido em minha terra natal. Sou devedor deste Estado. Espero encontrar forças para prosseguir, ainda por muito tempo, dando a minha humilde parcela de contribuição para retribuir o quanto tenho recebido”.



Presenças
Representantes da Alego, estiveram presentes os deputados Francisco Oliveira e Tião Caroço. Participaram também o vice-presidente do TJGO, Zacarias Neves Coêlho, o corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges; o ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Amaral Wilson; as desembargadoras Carmecy Rosa Maria de Oliveira e Maria das Graças Carneiro Requi; os desembargadores Itamar de Lima, José Carlos de Oliveira, Guilherme Gutemberg e Marcus da Costa Ferreira; as juízas e juízes auxiliares da presidência do TJGO, Jussara Cristina Oliveira Louza, Sirlei Martins da Costa, Aldo Sabino e Reinaldo Oliveira Dutra; os juízes auxiliares da CGJGO, Gustavo Assis e Marcus Vinícius Alves de Oliveira; os juízes substitutos em segundo grau Átila Naves Amaral, Aureliano Albuquerque Amorim, Altair Guerra, Ronnie Paes Sandre, Rodrigo Silveira e Sival Guerra Pires; as juízas Maria Cristina Costa Morgado e Vívian Martins Melo Dutra, os juízes Gilmar Luiz Coelho, Leonardo Naciff Bezerra, Ricardo Luiz Nicoli, Fernando Xavier e Wilton Muller Salomão; a juíza aposentada Rosane de Sousa Néas; a procuradora-geral do município de Goiânia, Tatiana Accioly Fayad; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dayhenne Mara Martins Lima; o diretor judiciário do TJGO, Divino Pinheiro Lemes; o diretor financeiro Irismar Dantas; a assessora jurídica do TJGO, Juliana Requi; o gestor jurídico Cirano Ferro; o advogado Guilherme França, filho do presidente homenageado; o irmão da desembargadora Ana Cristina Peternella e cunhado do presidente Carlos França, Fernando Peternella, além de Procuradoras e Procuradora e servidoras e servidores do TJGO e da Alego, advogadas e advogados. Veja galeria (Texto: Lilian Cury / Fotos: Acaray Martins e Carlos Costa (Alego) - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO