A Semana Nacional da Conciliação realizou 10.766 audiências das 15.420 designadas, com um total de 3.960 acordos, o que dá uma média de quase 37% de composições feitas nesta 17ª Edição do evento. O balanço parcial contabiliza os dados até sexta (11), último dia da SNC. A SNC é uma iniciativa instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de disseminar em todo o País a cultura da paz e do diálogo, desestimular condutas que tendem a gerar conflitos e proporcionar às partes uma experiência exitosa de conciliação.

Na fase pré-processual, das 1.226 audiências designadas, 1.057 foram efetuadas, com acordo em 924 delas, o que dá um índice de 87%. Já na fase processual, das 14.194 audiências marcadas, 9.709 foram realizadas, com 3.036 acordos. Para o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflito (Nupemec), juiz Leonys Lopes, os números, apurados até a noite de sexta-feira, são positivos.

“É um resultado muito bom, considerando que este ano, após longo período pandêmico, houve retorno das audiências na modalidade presencial, sem deixar de realizar audiências virtuais e híbridas, modelos que já demonstraram sua eficácia”, afirmou o magistrado (foto abaixo), que agradeceu o empenho dos magistrados, servidores e empresas parceiras do evento.

Nessa edição, mais de 80 magistradas e magistrados trabalharam na força-tarefa, com auxílio de 150 servidoras e servidores e uma centena de profissionais de conciliação e mediação. O evento teve a participação de várias empresas interessadas em promover acordo com as partes, a fim de acelerar a finalização das demandas judiciais, como a Enel, Saneago, Tim, Banco Bradesco, Banco Itau, Banco Pan, CVC Viagens, Decolar Latam Linhas Aéreas, entre outras.

A Prefeitura de Goiânia também foi parceira da Semana de Conciliação e participa do evento para negociar dívidas referentes aos créditos tributários, fiscais e não tributários, ajuizados ou não, de pessoas físicas e/ou jurídicas.

Núcleo Virtual de Trânsito
A Semana Nacional da Conciliação marcou ainda o lançamento do Núcleo Virtual de Trânsito, uma nova modalidade de atendimento, totalmente on-line, para quem se envolve em acidente sem vítimas. O novo serviço permite às partes um atendimento em tempo real, via aplicativo de mensagens WhastApp Business. Em vez de esperar a Justiça Móvel, as partes entrarão em contato com os números 3018-8026 e 3216-2300 e serão conduzidas para uma sala virtual. Nesse ambiente, elas poderão fazer acordo e resolver o conflito na hora. (Centro de Comunicação Social do TJGO)

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