O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, lança, na segunda-feira (7), o Núcleo Virtual de Trânsito, uma nova modalidade de atendimento, totalmente on-line, para quem se envolve em acidente sem vítimas. A novidade faz parte da Semana Nacional da Conciliação, que será aberta pelo chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, na segunda-feira (7), às 9 horas, no Fórum Cível da capital. O novo serviço permitirá às partes um atendimento em tempo real, via aplicativo de mensagens WhastApp Business. Em vez de esperar a Justiça Móvel, as partes entrarão em contato com os números 3018-8026 e 3216-2300 e serão conduzidas para uma sala virtual. Nesse ambiente, elas poderão fazer acordo e resolver o conflito na hora.

“É um serviço muito prático e acessível para a população, que, além do Justiça Móvel, que já é ágil, pode resolver suas pendências de imediato, utilizando para isso apenas o aparelho de celular”, afirmou a coordenadora do serviço, Adriana Dias de Oliveira Medeiros.

A iniciativa é, como afirmou o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Leonys Lopes Campos da Silva, mais um exemplo da Justiça do futuro, que na sua avaliação será cada vez mais digital, moderna e eficiente. “A Justiça como conhecemos tende a reduzir a presença física para implantar toda a revolução tecnológica que vivenciamos no período pandêmico. Com isso, as partes e advogados não mais precisarão se deslocar até um fórum para terem suas demandas atendidas. Agora, se o jurisdicionado por algum motivo não tenha acesso à internet e aparelho celular, os fóruns locais, através das salas passivas e postos avançados, tem toda estrutura para possibilitar esse acesso e dar conforto e segurança ao cidadão na busca de uma solução pacífica de seu litígio”, afirmou.

Um exemplo do que disse o magistrado é a própria Semana Nacional da Conciliação, que, em sua 17ª edição, terá a maior parte de suas audiências realizadas virtualmente, inclusive aquelas relacionadas às negociações de dívidas com a Prefeitura de Goiânia, que participa do evento para negociar dívidas referentes aos créditos tributários e não tributários, ajuizados ou não, de pessoas físicas e/ou jurídicas. A intenção é atender 3 mil contribuintes durante a iniciativa.

Além da Prefeitura, a SNC estabeleceu parceria com várias empresas interessadas em promover acordo com as partes, a fim de acelerar a finalização das demandas judiciais. Vão participar do evento a Enel, Saneago, Tim, Oi, Banco Bradesco, Banco Itau, Banco Pan, CVC Viagens, Decolar, Latam Linhas Aéreas, entre outras. Mais de 15 mil processos devem ser movimentados durante os dias do evento. A expectativa é alcançar 50% de acordos nas audiências realizadas.

De acordo com o juiz Leonys Lopes Campos, a Semana Nacional da Conciliação foi instituída em 2006 e, desde então, Goiás colhe resultados exitosos. “O evento tem o objetivo disseminar em todo o País a cultura da paz e do diálogo, desestimular condutas que tendem a gerar conflitos e proporcionar às partes uma experiência exitosa de conciliação”, endossou. Em Goiás, mais de 80 magistradas e magistrados vão atuar no evento, com auxílio de 150 servidoras e servidores e 100 profissionais de conciliação e mediação.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO