O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) empossou, nesta sexta-feira (28), 70 analistas judiciários, aprovadas e aprovados no concurso unificado promovido em dezembro do último ano. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Judicial (Ejug) e reuniu 250 pessoas, entre familiares das empossadas e empossados e integrantes da magistratura e do quadro funcional, que prestigiaram o momento simbólico. A solenidade coincidiu com o Dia do Servidor Público e marcou a importância da força de trabalho para a prestação jurisdicional célere e eficiente, conforme destacado pelo chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França.

Também compuseram a mesa na solenidade, o vice-presidente do TJGO, desembargador Zacarias Neves Coelho; o desembargador Gilberto Marques Filho, ex-presidente do TJGO e vice-presidente da Comissão de Seleção e Treinamento; o presidente da Comissão Examinadora do 57º Concurso Público de juiz substituto e vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Heber Carlos de Oliveira; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro; deputado estadual Karlos Cabral, oficial de justiça licenciado; e o presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindijustiça), Fabrício Duarte.


“É com muita satisfação que o TJGO recebe as novas servidoras e novos  servidores, que ingressam no Poder Judiciário  e irão colaborar sobremaneira com a prestação de serviço de qualidade aos jurisdicionados. A sociedade deposita elevada confiança em nosso Poder e precisamos responder aos anseios de Justiça com dedicação, responsabilidade e seriedade. O Poder Judiciário goiano valoriza seu quadro funcional, mas também cobra compromisso com a sociedade, que é a destinatária final de nosso trabalho. Tenho certeza que todas e todos que estão chegando, assim como aqueles que  já trabalham aqui, vão corresponder às expectativas”

Ainda em seu discurso, o presidente do TJGO endossou a importância da atuação da Justiça, o que deve ser encarado pelas novas e novos servidores como uma missão profissional. “O Poder Judiciário brasileiro é o garantidor do Estado Democrático de Direito. Atuar na magistratura ou como servidor é fazer parte dessa missão para que a democracia prevaleça. Destaco não apenas a atuação do TJGO, mas, em especial, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que têm atuações fundamentais  para a preservação de nossa democracia”.

Por fim, o presidente do TJGO parabenizou as empossadas e os empossados, deu boas-vindas a todas e a todos e cumprimentou os familiares presentes. França também agradeceu ao empenho da Comissão de Seleção e Treinamento, da Diretoria Geral e da Diretoria de Recursos Humanos, que colaboraram para execução de todas as fases do certame. A cerimônia de posse do restante das aprovadas e aprovados dentro do número de vagas está prevista para início de dezembro próximo.


Solenidade
A leitura do compromisso em nome das empossadas e empossados foi feita pelo novo servidor Mateus Godinho Borges de Brito. Em seguida, a servidora efetiva Viviane Cuba leu o termo de posse. A assinatura simbólica do termo ficou a cargo de Lorena de Fátima Oliveira dos Santos.

Força de trabalho

O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, lembrou que o presidente Carlos França alcançou um feito inédito em sua gestão ao conseguir promover quatro concursos: além deste, foram realizados os certames para juiz substituto, em andamento; para serventias extrajudiciais e para juiz leigo. “O principal marco da gestão é a prestação jurisdicional e, sem recursos humanos, não é possível alcançar a excelência. Foi feito um esforço da administração para conseguir promover os concursos, o que vai propiciar que o TJGO sempre se mantenha como um dos Tribunais mais produtivos do Brasil”.



Para recepcionar as empossadas e empossados, o presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindijustiça), Fabrício Duarte, foi convidado a discursar. “É preciso que pensemos em coletividade, sejamos responsáveis e tenhamos empatia para atender melhor a sociedade, lutando contra a misoginia, o racismo, a homofobia e promovendo justiça”.



Orgulho e agradecimento

Ao longo da solenidade, Francielly Aparecida Ferreira Mendes, que foi servidora do Poder Judiciário goiano por sete anos ocupando cargo em comissão, disse estar honrada em falar em nome dos colegas. Ela fez questão de agradecer o presidente Carlos França, que não mediu esforços para a realização do concurso público e nomeação do maior número possível de aprovados. “Fomos tratados com dignidade e respeito durante todo o certame, desde a fase em que éramos 1 no universo de 17.331 candidatos para ambos os cargos”, destacou.



Segundo ela, a posse é um sonho antigo. “Estou realizando um sonho que é ser empossada em um lugar que eu tanto amo e tenho orgulho. Estamos aqui hoje comprovando a capacidade que o estudo tem de transformar dignamente a nossa realidade e da nossa família”, disse ao firmar o compromisso que todos servirão da melhor forma possível àqueles que batem aos portões do Judiciário.

Marco Antônio Gonçalves, de Aragarças, é recém-formado e o concurso do TJGO foi o primeiro que prestou. “Trabalho desde os 11 anos e hoje, assumir um cargo no tribunal goiano,  é uma grande alegria. Quero parabenizá-lo pela gestão por esta iniciativa”. O brasiliense Alexandre Correia trouxe os pais para prestigiá-lo no momento. Portador de surdez profunda bilateral, o novo servidor do TJGO sabe muito bem que haverá muito trabalho pela frente. “Assim como os colegas, serviremos os jurisdicionados da melhor forma possível. Agora, tenho a honra de fazer parte do quadro do tribunal goiano”, completou.


Antoniony Lopes Alves da Silva, também de Brasília, disse que depois de 17 anos resolveu retomar os estudos na pandemia. “Me preparei quatro meses para o concurso do TJGO, mas ao todo foram 10 meses de estudos. Estou honrado em ser servidor do Poder Judiciário de Goiás, no tribunal que vem se destacando nacionalmente e onde servidor é valorizado”, enfatizou.



Além de servidoras e servidores do Poder Judiciário e familiares dos empossados, estiveram presentes na solenidade, a juíza auxiliar da Presidência, Jussara Cristina de Oliveira Louza e o juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dayhenne Mara Martins Lima; o juiz da comarca de Goiânia, Willian Costa Melo; o diretor judiciário do TJGO, Divino Pinheiro Lemes; o diretor do Centro de Comunicação Social do TJGO, Luciano Augusto; o diretor Financeiro, Irismar Dantas; a diretora de Alocação e Atendimento ao Servidor, Patrícia Magalhães, que representou a diretora de RH, Wanessa de Oliveira Alves; a coordenadora da Central de Processamento Eletrônico, Cássia Aparecida de Castro Alves; a diretora de Planejamento e Inovação do TJGO, Mislene Medrado de Oliveira Borges e o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (Sindojus-GO), Eleandro Alves Almeida. Veja galeria de fotos (Texto: Lilian Cury e Arianne Lopes/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO