O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, por meio do Centro de Comunicação Social, conquistou o segundo lugar no Prêmio de Inovação do Judiciário Exponencial com o projeto “Liga dos Heróis Comuns (mas especiais)". A premiação ocorreu na noite dessa terça-feira (25). A cerimônia marcou o início da 6ª Expojud – Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça, que acontece em Brasília (DF). A palestra de abertura foi realizada pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, que enfatizou a nova era do Judiciário brasileiro com o projeto Justiça 4.0.

O projeto do TJGO foi um dos sete classificados para a final na categoria Inovação Social. A escolha foi realizada por uma banca de especialistas e, além da Liga dos Heróis (TJGO), também participaram dessa etapa o projeto Aurora - um caminho para a ressocialização (MPMS), vencedor da categoria; Empregabilidade e Diversidade (TRT8); Treinamento de Eleição Parametrizada nas Aldeias Maxakali (TRE-MG); Justiça Rápida Digital no Trânsito (TJRO), DorinaPDF (TJTO) e Pantanal em Alerta (MPMS).

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, destacou que o Judiciário goiano tem investido em projetos que estimulem a inovação no Judiciário e também alcancem a sociedade. "Em agosto, esse projeto conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, agora temos mais essa conquista nacional em prêmio que trata de inovação, o que demonstra que estamos evoluindo, implantando ações que são criativas, transparentes e também eficientes, com foco em atender cada vez melhor os jurisdicionados".

O chefe do Poder Judiciário Estadual falou também da importância do projeto vencer em evento que trata de inovação e lembrou o investimento da atual gestão com a implementação do Inovajus. "O laboratório de inovação do Tribunal é um ambiente aberto a novidades, que veio para captar ideias de magistradas, magistrados, servidoras e servidores, como também de colaboradores e de todos os integrantes do sistema de Justiça". França ainda parabenizou toda a equipe do CCS e do Inovajus pela participação e premiação no evento.

Coordenador do Inovajus, o juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra, destaca que o laboratório incentiva a colaboração dos magistrados e servidores que têm o conhecimento das áreas, para que proponham soluções diferenciadas que impactam positivamente na vida dos envolvidos. “No TJ de Goiás temos pleno apoio da gestão para trabalhar a criatividade na solução dos desafios, com foco nos públicos interno e externo”, ressalta o juiz auxiliar, para quem “a participação dos servidores no Expojud permite o conhecimento de experiências exitosas, estimula novas ideias e reforça o conceito de que a inovação vai além da criação de ferramentas tecnológicas, mas abrange, ainda, uma mudança de mentalidade coletiva.”

Quem também evidenciou a importância dada pelo presidente à área de comunicação e inovação foi o diretor do CCS, Luciano Augusto. “Agradeço toda equipe do CCS e também do Inovajus. É um momento importante para reconhecer também a gestão, em nome do presidente, o desembargador Carlos França, que é um entusiasta do trabalho da inovação e da comunicação e valoriza ações estratégicas na busca da excelência e da transparência do TJGO”.

Projeto vencedor
A Liga dos Heróis Comuns (mas especiais) conta com super-heróis infantis que representam diferentes grupos sociais (o branco, o negro, o índio, a pessoa com deficiência, o cigano, a mulher e o profissional de saúde - este último numa homenagem ao trabalho na pandemia da Covid-19). Os heróis visitaram vitualmente casas de acolhimentos para passar informações e esclarecimentos sobre os direitos das crianças e adolescentes. A ideia do projeto foi levar educação e inspiração para essas crianças que estavam mais isoladas por conta da pandemia.

Participaram da entrega do prêmio o diretor do CCS Luciano Augusto; a diretora de Planejamento e Inovação, Mislene Medrado; e as servidoras e servidores Jaquelline Martins, Sandra Oliveira, Brenna Martins, Daniela Becker, Diego César e Ilton Machado. (Centro de Comunicação Social do TJGO).


  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO