O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, recebeu nesta sexta-feira (16), na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), o Selo Ouro, premiação em reconhecimento ao TJGO por ter alcançado o 1º lugar no ranking de Transparência 2022 (Prêmio Goiás Mais Transparente), com desempenho de 100%, em avaliação promovida pelo TCE-GO. O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, o ouvidor do Poder Judiciário goiano, desembargador Amaral Wilson de Oliveira, e o desembargador Itamar de Lima, também participaram da solenidade de entrega do selo.

A premiação tem o objetivo de reconhecer os esforços dos poderes e órgãos autônomos, além de estimular o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo da Transparência Ativa e Passiva, pelo atendimento às exigências legais e das melhores práticas de entrega de informações para a sociedade. Além do TJGO, receberam o Selo Ouro o TCE-GO e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), que atenderam 99,57% e 95,93%, respectivamente, os critérios de transparência ativa e passiva em seus portais eletrônicos. Já o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), obteve 74,8% e recebeu o Selo Bronze.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, lembrou que o Poder Judiciário goiano foi duplamente reconhecido e premiado como campeão de transparência neste ano, primeiro, em Goiás, pelo TCE- GO e depois nacionalmente, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Esse reconhecimento é motivo de grande satisfação e alegria para todos nós do TJGO, pois demonstra que estamos fazendo bem o dever de casa, como também deixa claro para a sociedade que órgãos tão importantes na estrutura estatal, como CNJ e TCE, avaliaram positivamente nossa atuação no item transparência. Receber essa premiação muito nos honra, destacou Carlos França, ao agradecer ao TCE e à comissão avaliadora. “Contem com o Judiciário. Continuaremos sempre avançando. A premiação traz mais responsabilidade para o TJGO seguir no caminho do aprimoramento e da necessária transparência”.

 

 

O chefe do Poder Judiciário goiano parabenizou o TCE, na pessoa do Presidente, Conselheiro, Edson Ferrari, e dos Conselheiros Helder Valin, Saulo Mesquita e Sebastião Tejota, que estavam presentes, pela realização da séria avaliação e pelo valor que aquela Corte de Contas dá à transparência e cumprimentou o Ministério Público e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, nas pessoas do procurador-geral de justiça, Aylton Vechi, e do presidente, conselheiro Joaquim de Castro, respectivamente, pelo constante avanço no quesito transparência e pela premiação que receberam.

 

Após agradecer o reconhecimento ao TJGO, destacou que essas conquistas contaram, ainda, com a contribuição primordial da Ouvidoria do Poder Judiciário goiano, da Corregedoria-Geral da Justiça, da transparência dos atos administrativos e das secretarias de gabinetes dos órgãos colegiados, com as publicações das atas das sessões, além da atuação de desembargadoras, desembargadores, juízas e juízes de primeiro grau e todo corpo funcional, “ a transparência, para nós, tem um valor enorme porque temos que dar essa resposta e levar todas as informações do Poder Judiciário à sociedade, para que ela saiba da nossa atuação. Sermos 100% transparentes é um honra que compartilho com todas e todos que fazem a Justiça de Goiás, sendo merecedores de nosso reconhecimento e agradecimento", enfatizou.

 

Segundo o presidente do TCE-GO, conselheiro Edson Ferrari, a premiação é um reconhecimento dos esforços dos poderes e uma forma de dizer à sociedade que pode confiar nas instituições públicas. “Todos os órgãos cresceram e, para nossa felicidade, o TJGO alcançou o índice mais elevado. Porém, quero deixar registrado que todos os órgãos evoluíram”, ressaltou o conselheiro. “A transparência é um caminho para a melhoria nos serviços prestados pelo Estado à sociedade”, pontuou Ferrari.

Também estiverem presentes à solenidade, o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM- GO), conselheiro Joaquim de Castro; os conselheiros do TCE Sebastião Tejota, Helder Valin e Saulo Mesquita; a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; a diretora de Planejamento e Inovação do TJGO, Mislene Medrado; a coordenadora de acompanhamento e controle da DPI do TJGO, Ana Flávia Ferreira Antunes; o analista de controle externo do TCE-GO, Teotônio França, que atua como assessor da Presidência daquela Corte de Contas; o secretário-geral do TCE- GO, Marcos Vinícius do Amaral; o secretário administrativa do TCE- GO, Cássio de Assis Brito; a secretária de controle externo do TCE-GO, Ana Paula Rocha; além de servidoras e servidores da Corte de Contas. (Texto: Arianne Lopes/fotos: Gusthavo Crispim - Centro de Comunicação Social do TJGO) 

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO