Estudantes do Ensino Médio do Colégio Integrado tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o funcionamento do Judiciário goiano, em visita à sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) nesta quarta-feira (14). O presidente da Comissão Permanente de Segurança e também presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, conduziu os estudantes em diversas dependências do Tribunal, como o Plenário, a Pinacoteca e a Presidência, e fez uma explanação sobre o funcionamento do Poder Judiciário.

Segundo o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga,  o Poder Judiciário sempre foi  visto como um "Castelo de Marfim", distante do povo e inacessível. "Estamos procurando desmistificar essa visão equivocada para esses jovens. Eles vão conhecer diversas unidades que compõem o Tribunal de Justiça, como também a sua funcionalidade. É uma forma de aproximar o Poder Judiciário da população, destaca o desembargador, que também respondeu aos questionamentos dos estudantes.


O desembargador aposentado e ex-presidente do TJGO, Paulo Teles, participou da visita, que foi um pedido especial da neta do magistrado, Júlia Teles. "Quando solicitamos a visita dos estudantes ao desembargador Luiz Cláudio, fomos prontamente atendidos. Ficamos felizes com o interesse desses jovens pelo Judiciário. Eles poderiam estar se divertindo em um shopping e preferiram conhecer a Corte maior de Justiça do Estado de Goiás", ressaltou Teles.

Interesse dos estudantes

Estudante do 1º ano, Júlia Teles, 15 anos, que se empenhou para que a visita ocorresse, ressaltou que sempre teve interesse na área jurídica. "Além do meu avô, minha mãe também advogou por alguns anos e sempre fui fascinada por esta área. Por isso achei importante que os estudantes que têm a mesma afinidade conhecesse o Tribunal. Tenho certeza que daqui alguns anos estarei trabalhando aqui noTJGO", ressaltou  ela com toda convicção.

O mesmo interesse  tem o colega de Júlia, Leonardo Leão, que também cursa o 1º ano. "Sempre gostei de Humanas e Direito é uma área extraordinária. Quero ser juiz e achei muito interessante conhecer mais sobre o funcionamento do Tribunal de Justiça", garantiu o estudante.

A coordenadora pedagógica do Colégio Integrado, Nívea Ferreira Nunes, explica que a visita faz parte do itinerário formativo da escola, que compõe o novo formato do ensino médio, dentro da disciplina da área de Humanas. "Começamos recentemente a levar os estudantes para visitarem os locais das áreas de interesse. É uma iniciativa que contribui até na futura escolha da profissão deles". Veja galeria (Texto: Karinthia Wanderley - Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO