A comarca de Rubiataba oferecerá uma prestação jurisdicional ainda mais célere com a elevação à entrância intermediária, conforme Resolução nº 201, aprovada em 13 de julho pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), após propositura do chefe do Poder Judiciário, desembargador Carlos França. A solenidade que oficializa a mudança ocorreu nesta sexta-feira (9). O ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Amaral Wilson de Oliveira, natural daquela cidade, também participou do evento.  Na ocasião, o chefe do Poder Judiciário também instalou a 2ª Vara Judicial ( Fazendas Públicas, Criminal, Execução Penal e Juizado Criminal) da comarca. A banda do Colégio Militar Gilvan Sampaio, de Rubiataba, fez a abertura da solenidade com a execução dos hinos Nacional e do Município.

Ao agradecer a presença de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Judiciário, e autoridades locais, o presidente do TJGO destacou que a união de vários segmentos da sociedade foi essencial para que a comarca de Rubiataba fosse elevada à entrância intermediária e recebesse a 2ª Vara Judicial. "Graças aos esforços do Judiciário local, da  OAB, Ministério Público, Defensoria Pública e autoridades locais, essa reivindicação foi concretizada. Reconheço a importância de cada um para o êxito dessa empreitada. É obrigação do Poder Judiciário prestar um bom serviço à sociedade e, com a elevação à entrância intermediária, esta comarca será  reestruturada, com a possibilidade de ter juízes titulares por mais tempo. E os nossos magistrados e magistradas, servidores e servidoras terão condições  de oferecer uma melhor prestação jurisdicional", ressaltou Carlos França, que também destacou a excelente atuação da diretora do Foro local, juíza Marina Cardoso Buchdid. "A Dra. Marina Buchdid  é uma magistrada exemplar e vocacionada. Não tive dúvidas em escolhê-la para responder por esta comarca, porque sabia da sua capacidade de trabalho e  competência, pois conheço a sua trajetória no Judiciário goiano desde quando ingressou na magistratura e pelo excelente trabalho desenvolvido na comarca de Formosa. Tenho certeza que Dra Marina continuará se destacando como uma competente magistrada e elevando o nome do Poder Judiciário goiano", enfatizou.



A diretora do Foro, juíza Marina Cardoso Buchdid (foto abaixo), destacou que a comarca de Rubiataba deu um passo importante ao ser elevada à entrância intermediária. "No dia de hoje nos tornamos uma unidade judiciária que será motivo de orgulho para o Tribunal de Justiça. A elevação da comarca de entrância inicial para intermediária não é apenas um sonho dessa comunidade, mas atende às necessidades da população local e foi concretizado graças à sensibilidade do presidente Carlos França, que nos  surpreende todos os dias com o seu dinamismo, ousadia e dedicação ao Poder Judiciário. E que Rubiataba possa ser um espelho da sua boa administração, presidente"!



Já o  ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Amaral Wilson (foto abaixo), afirmou que a população local  se sente enaltecida com a elevação da comarca à entrância intermediária, "o que faz com que magistradas e magistrados tenham maior interesse em titularizarem nessas  comarcas e, ainda, permaneçam por mais tempo nessas unidades judiciárias, dando continuidade aos serviços, garantindo melhor prestação jurisdicional aos moradores de toda a região", completou o desembargador.



Representando o presidente da OAB- Goiás, Rafael Lara, o vice-presidente da seccional, Thales Jayme (foto abaixo), ressaltou que a elevação da comarca de Rubiataba representa uma maior valorização dos magistrados, servidores e dos moradores da região do Vale do São Patrício. "Não está sendo elevada apenas a comarca de Rubiataba, mas a autoestima de seu povo", ressaltou.



Já a presidente da subseção da OAB de Rubiataba, Anielle Cristine de Paula Izarias, lembrou dos esforços para que a comarca fosse elevada,  destacando a grande quantidade de processos, cerca de 6 mil. "Foram várias reuniões que fizemos no Tribunal de Justiça  para conseguir a elevação da comarca de Rubiataba. Nós, que estamos aqui, sabemos da dificuldade de trabalhar com o número elevado de processos. Sabemos que para um juiz é humanamente impossível conseguir atender a demanda. O momento é de agradecer, de coração, a sensibilidade do presidente Carlos França, que soube identificar a real necessidade que tínhamos aqui na comarca", frisou.
Representando o Ministério Público, o promotor Rodrigo Carvalho Marambaia destacou que a elevação da comarca  e a criação da 2ª Vara atenderá de forma mais célere às demandas  da população, além de contribuir com mais eficiência no "combate à criminalidade".

O prefeito de Rubiataba, padre Weber Sivirino da Costa, falou em nome dos prefeitos dos municípios da região, que compõem a comarca, que são os de Nova América, Nova Glória, São Patrício e Ipiranga de Goiás. "Hoje, celebramos mais um marco histórico, presente  que deixamos para  a geração atual e vindoura. Vamos comemorar este mês os 79 anos de Rubiataba, e fomos presenteados com esse sonho que lutávamos há muitos anos. Com a elevação da entrância, vamos fortalecer o judiciário de nossa cidade e de muitos municípios da região, garantindo uma justiça mais eficaz para a nossa população", afirmou o representante do Executivo Municipal.



    
Presenças
Ainda estiveram presentes na solenidade a juíza auxiliar da presidência, Sirlei Martins da Costa; o diretor do Foro de Niquelândia e ex-juiz da comarca de Rubiataba, Hugo de Souza Silva; promotor de justiça Rodrigo Carvalho Marambaia; o presidente da comissão de Acompanhamento Forense da OAB/GO, advogado Alexandre Caiado; o deputado estadual Eduardo Prado; o presidente da Câmara Municipal local, João Paulo Martins; o prefeito de Nova América, Cleber Junio;  presidente da Câmara Municipal de Nova América, Dilson Antônio Filho;  prefeito de Nova Glória, Carlos Luiz de Oliveira; presidente da Câmara de Nova Glória, Valdenei Adriano;  prefeito de Ipiranga, Alex de Queiroz; presidente da Câmara de Ipiranga,  Paulo Sérgio Martins; prefeito de São Patrício, Danilo Max de Souza Costa; presidente da Câmara de São Patrício, Cláudia Alexandrina; comandante Regional da PM de Ceres, tenente coronel Paulo Cézar Lopes; comandante do 44º Batalhão da PM, major Fernando Dias; comandante da 2ª CDPM Rubiataba, 1º tenente PM Joel Antônio; delegado de Polícia Civil, Marcos de Jesus Adorno Filho; presidente da Comissão Eleitoral da seccional, Samuel Balduíno; diretora de Obras do TJGO, Cybelle Saad.  E, também, o padre Joaquim José Neto, vigário geral da Diocese de Rubiataba e Mozarlândia, que, na oportunidade, abençoou a cerimônia; e o cacique Dorvalino Augusto da Silva, representante dos índios Tapuias na região. Veja galeria  (Texto: Karinthia Wanderley / Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO