O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por intermédio da Comissão Gestora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Núcleo de Ações Coletivas (Nugepnac), presidida pelo desembargador Wilson Safatle Faiad, promove, no dia 22 de setembro, das 9h30 às 11h30, o III Webinário Precedentes Judiciais e Inteligência Artificial. A abertura da conferência contará com a presença do chefe do Poder Judiciário Estadual, desembargador Carlos França.

A conferência virtual exibida pela plataforma Zoom visa o esclarecimento sobre as funcionalidades da Busca Eletrônica em Registros usando Linguagem Natural (Berna), a inteligência artificial criada pelo TJGO, e terá certificação emitida pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug), e é direcionada a servidoras e servidores, especialmente àqueles que exercem funções nas escrivanias, a fim de que conheçam os projetos de automação das serventias e a execução automática de tarefas empreendidas pela ferramenta Berna.

A programação do evento prevê apresentação da palestra “Expectativas futuras e evoluções da Berna (Inteligência Artificial do TJGO)”, ministrada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, que desempenha atribuições na área de Estatística e Ciência de Dados, além de coordenar o Laboratório de Inovação e Inteligência (InovaJus) do Poder Judiciário Estadual.

Também compreende a agenda do webinário a palestra sobre Benefícios e riscos da utilização dos precedentes e da inteligência artificial, que será apresentada pelo titular do 3º Juízo do Núcleo de Justiça 4.0 especializado em matéria de Juizado Especial da Fazenda Pública, juiz Ricardo Luiz Nicoli. O magistrado Nicoli é doutor em Ciências Jurídicas pela Università degli Studi di Firenze e em Direito Público pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, também palestra no webinário abordando o tema Soluções de Inteligência Artificial do Poder Judiciário Goiano. Os analistas judiciários João Felipe Fleury e Santiago de Paula Silva ainda compõem o time de palestrantes, com a apresentação Operacionalização da Inteligência Artificial – Berna nas serventias.

Durante o encerramento da conferência, que será realizado pelo presidente da Comissão Gestora do Nugepnac, desembargador Wilson Safatle Faiad, haverá um período dedicado para a exposição de dúvidas e perguntas sobre os assuntos debatidos.

Clique aqui e faça sua inscrição. (Texto: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO