O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, conduziu, nesta sexta-feira (2), solenidade que oficializou a elevação da comarca de Nerópolis de entrância inicial à intermediária. A sede da comarca fica localizada a 35 quilômetros da capital e conta com o município de Nova Veneza como distrito judiciário.

 O chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, destacou que a elevação da comarca de Nerópolis é merecida. “Vendo a movimentação processual da comarca e os demais critérios objetivos previstos na legislação, não tivemos nenhuma dúvida em fazer essa proposição. A ideia só foi adiante por conta do apoio e aprovação dos colegas integrantes do Órgão Especial do TJGO”, frisou.

Ele também cumprimentou os magistrados da comarca, Andrey Máximo Formiga e Camilo  Schubert Lima, que, juntamente com os servidores, receberam melhor estrutura para suas atuações. “Sem a atuação dos competentes magistrados e dos valorosos servidores o Judiciário não tem condições de prestar um bom serviço à sociedade. Nossa obrigação é atender bem aos colegas da magistratura, ao nosso corpo funcional, aos integrantes do sistema de justiça e azos jurisdicionados. Estamos atentos na busca de soluções necessárias visando avançar na atuação do Poder Judiciário e é nesta direção que temos agido, contando sempre com a atuação da magistratura, corpo funcional magistrados, Ministério Público, advocacia e Defensoria Pública”, completou.

TJGO é destaque no Brasil

O presidente do TJGO fez questão de mencionar que, nesta quinta-feira (1º), foram divulgados os números de produtividade  da justica brasileira pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Poder Judiciário goiano se destacou como um dos melhores tribunais do País, "com desempenho excelente em índices que retratam produtividade e eficiência. Com muita alegria recebemos os números expressivos do CNJ referentes ao ano passado, que demonstram a atuação determinada e competente de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Judiciário goiano”, pontuou, ao agradecer a todos. “Muito obrigado! Contem com o Poder Judiciário, que estará sempre à disposição. Essa elevação da comarca de Nerópolis foi merecida e vai trazer bons frutos para a comunidade local”, afirmou Carlos França.

O chefe do Judiciário goiano também anunciou que já determinou agilidade na realização de uma ampla reforma no prédio do fórum da comarca. “Para oferecer melhores condições de trabalho e de atendimento à população”, enfatizou. 



O diretor do Foro local, juiz Andrey Máximo Formiga (foto abaixo), destacou a gestão do presidente Carlos França e de sua equipe. “A primorosa gestão do senhor à frente do Poder Judiciário goiano reflete a competência, coragem e ousadia em propor tantas e significativas alterações nos paradigmas atuais, executando medidas salutares num contexto de tantas melhorias para a comunidade jurídica de Goiás”. Ainda conforme o magistrado, a comarca de Nerópolis receberá tratamento próprio de comarcas maiores com designação de mais servidores, equipamentos adequados e criação de novas varas judiciais, quando se mostrar necessário. “Assim, a comarca de Nerópolis ganhou status perante o Poder Judiciário goiano e agora é reconhecida pela sua importância, complexidade e resultados obtidos ao longo de anos", ressaltou Andrey Máximo Formiga.

Agradecimentos

Representando o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), o promotor de justiça Daniel Parreira da Silva, parabenizou a iniciativa do TJGO. Para ele, a elevação da comarca representa um grande ganho para todos, mas, principalmente, para o jurisdicionado e a população. O promotor concluiu seu discurso enfatizando: "O Ministério Público agradece a sensibilidade com a qual a administração do Tribunal, por meio do presidente Carlos França, tem dado às comarcas do interior. Considero a elevação da comarca como uma forma de Justiça”, frisou. “Essa elevação, com certeza, é motivo de júbilo para todos nós", finalizou o promotor.

O presidente da subseção da OAB de Nerópolis, advogado André Raggi Nunes, que representou a Ordem na solenidade, também agradeceu a gestão do desembargador Carlos França pela iniciativa, que, segundo ele, “tem uma grande preocupação com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional em todo o Estado, garantindo à população um atendimento cada vez mais eficiente. Em nome do OAB-GO, parabenizo todos os envolvidos na elevação da comarca que é algo tão importante para nós".

Já o prefeito de Nerópolis, Gil Tavares, afirmou que a solenidade simboliza uma conquista para a cidade, pois a  a elevação era um sonho antigo da população. “Nossa cidade será sempre grata ao desembargador Carlos França e sua equipe. Nós, hoje, estamos no mesmo patamar que cidades como Anápolis e Aparecida de Goiânia", disse ele, que completou: “Somos mais de 40 mil habitantes em agradecimento à elevação da comarca”.



Presenças

Também compareceram ao evento, a juíza auxiliar da presidência, Sirlei Martins da Costa, a quem o presidente agradeceu pelos estudos realizados e que embasaram a elevação das comarcas; a juíza auxiliar da Presidência, Jussara Cristina de Oliveira Louza; o juiz substituto em segundo grau, Avenir Passos de Oliveira; o juiz Camilo Schubert Lima, da comarca de Nerópolis; a promotora de Justiça Elaine Cristina Alves Pires; a diretora da Diretoria de Obras e Arquitetura do TJGO, Cybelle Saad Sabino de Freitas; o presidente da Câmara de Vereadores de Nerópolis, Abderman Batista da Silva Júnior; o delegado de Polícia Civil, André Fernandes de Almeida; comandante do Pelotão da Polícia Militar de Nerópolis, Elias Bolina Maurício; comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Giskard Xavier Nunes; presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Sérgio Antônio Muniz; o vice-prefeito de Nerópolis, Luiz Alberto Franco Araújo; procurador-geral do Município de Nerópolis, Jeferson Faria; comandante Regional da PM de Inhumas, coronel Lívio Oliveira; o secretário de governo de Nova Veneza, Andrey Mesquita Melo, que representou o prefeito Waldemar Costa; o vice-prefeito de Nova Veneza, Reginaldo Tavares; o presidente da Câmara dos Vereadores de Nova Veneza, Weber Balduíno dos Santos; além de servidoras e servidores do Poder Judiciário. Galeria (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)  

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO