O filho do desembargador Leobino Valente Chaves, advogado Marcus Aprígio Chaves, que foi assassinado juntamente com seu sócio Frank Alessandro, no exercício da advocacia, foi homenageado na manhã desta sexta-feira (19), pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). A Sala de Prerrogativas da Seccional passou a ser denominada "Marcus Aprigio Chaves". A cerimônia contou com a participação do desembargador Leobino Chaves, que estava acompanhado de familiares. O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, foi representado pelo vice-presidente, desembargador Zacarias Neves Coêlho.



Na abertura da solenidade, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins (à direita na foto abaixo), destacou que é a primeira vez que a Sala de Prerrogativas da Ordem goiana recebe uma denominação especial. "Em 90 anos de história da OAB-GO nós nunca tivemos uma nomeação da Sala de Prerrogativas em homenagem a um advogado. Mas esse Conselho Seccional entendeu ser intolerável que não marcássemos esse dia factício na memória de todos com esse ato".

O desembargador Leobino Valente Chaves (foto abaixo) falou em nome dos familiares e agradeceu o reconhecimento e os votos unânimes do Conselho Seccional. "Gratidão à OAB-GO, não só por esse ato de homenagem, mas, além disso, por todo carinho e atenção que nos deram, com manifestação e atuação neste caso. Homenagem póstuma é para aquele que deixou marca de honradez e meu filho deixou essa marca", frisou. Acompanharam o desembargador na homenagem a mãe de Marcus, Odete Alves Aprigio Chaves; Caroline Simões de Lima Santana Chaves, esposa; Leonardo Aprigio Chaves e Rodrigo Aprigio Chaves, irmãos, além de outros familiares.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, enviou uma mensagem ao desembargador Leobino Chaves ressaltando a relevância deste momento. “Sei que essa homenagem, de dar o nome em um espaço tão importante para os advogados, como a de prerrogativas, não diminui a dor da perda, mas escreve na história da Ordem o nome do advogado Marcus Aprigio Chaves. Esta é uma homenagem e também um alerta para que crimes dessa natureza não voltem a acontecer", reforçou o chefe do Poder Judiciário.

A Sala de Prerrogativas "Marcus Aprigio Chaves" faz parte do edifício Olavo Berquó, localizado no setor Marista. O espaço tem o intuito de reunir diversos atendimentos e serviços para a defesa das prerrogativas dos advogados e advogadas do Estado de Goiás. Os ambientes foram totalmente reestruturados. A nova área conta com a Secretaria de Prerrogativas, Procuradoria de Prerrogativas, sala de reunião/audiências e recepção/sala de espera.

Frank Alessandro foi homenageado em sua cidade natal
Marcus Aprígio Chaves e Frank Alessandro Carvalhos de Assis, foram dois colegas advogados assassinados no escritório de advocacia em 28 de outubro de 2020, ambos em razão do exercício da profissão.

Também visando homenagear o advogado inhumense Frank Alessandro, a sala de apoio ao advogado criminalista na delegacia de Polícia Civil da cidade de Inhumas foi denominada “Dr. Frank Alessandro Carvalhaes Assis”. A homenagem simbólica foi realizada pela última gestão da subseção de Inhumas em dezembro de 2021 e reconhecida pelo Conselho Seccional da OAB em abril deste ano. (Fotos: OAB-GO - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO