O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, empossou, na manhã desta sexta-feira (29), com base no Decreto Judiciário nº 1.866/2022, o juiz Leonys Lopes Campos da Silva no cargo de coordenador e a juíza Aline Vieira Tomás no cargo de coordenadora adjunta do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A solenidade de posse foi realizada no Salão Nobre da Presidência. O magistrado assumiu o lugar do juiz Paulo César Alves das Neves, removido para o cargo de juiz substituto em segundo grau do TJGO.

Também tomou posse o desembargador aposentado Olavo Junqueira de Andrade como membro do Nupemec. Na cerimônia de posse dos novos dirigentes, o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, ressaltou a importância do Nupemec para o TJGO, momento em que desejou boa sorte aos novos coordenadores. “Tenho certeza de que o novo coordenador e a nova coordenadora adjunta farão um excelente trabalho junto ao Nupemec, pois são magistrado e magistrada com excelente trajetória no Poder Judiciário, ambos com perfil ideal para promover e incrementar a solução de conflitos por meio da conciliação”, sustentou.

Na oportunidade, o desembargador-presidente disse que a partir de agora os novos componentes terão a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho realizado pelo juiz Paulo César no Nupemec e terão todo o apoio para adoção das medidas que considerarem necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos junto ao Núcleo.

“Estou certo de que vamos avançar, utilizando todas as ferramentas eletrônicas da atualidade, pois, com criatividade e dedicação, e apoio da magistratura e corpo funcional podemos dar passos adiante. Vocês têm a liberdade para tomar as medidas necessárias visando dar continuidade aos projetos do Núcleo”, frisou.

Durante a cerimônia, ao saudar o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e demais magistrados e servidores, o juiz Leonys Lopes Campos da Silva (foto abaixo) agradeceu pela nova missão e disse que não medirá esforços para atender às expectativas da administração, garantindo muito trabalho, dedicação, compromisso, ética e transparência durante a gestão junto ao Nupemec. “Essa nova caminhada se tornará leve pelo apoio irrestrito do nosso presidente, dos colegas magistrados, juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria, da minha colega e Coordenadora Adjunta que é expoente na aplicação de técnicas de mediação no TJGO, dos servidores e assessores, os quais vão me auxiliar nesses projetos”, enfatizou.

Avanço

Conforme Leonys, apesar dos números expressivos alcançados pelos Cejusc’s, com a nova gestão pretende avançar mais e, com isso, tornar os projetos virtuais e centralizados com alcance em todas as comarcas do Estado, usando como ferramenta a tecnologia de ponta do Tribunal, bem como as experiências vivenciadas com as UPJ’s, Central de Contadores e Núcleos 4.0, iniciativas que garantirão, naturalmente, um aumento exponencial do número de audiências e, em consequência, dos acordos celebrados, diminuindo significativamente as demandas. Segundo ele, com a expansão virtual dos Cejusc’s, a tendência natural é estender a atuação da Justiça Restaurativa a todas as comarcas. “Espero ampliar o alcance dos métodos de solução de conflitos e cidadania, a fim de possibilitar uma pacificação social efetiva e uma prestação jurisdicional célere, dinâmica, acolhedora e humanitária”, pontuou.

Além dele, a nova coordenadora adjunta, juíza Aline Tomás (foto acima) afirmou na cerimônia que pretende, ao assumir o novo cargo, oferecer uma justiça rápida e que respeita à construção da solução para o jurisdicionado. “Quando recebi o convite para ser coordenadora adjunta, o Leonys já havia me dito que seríamos o pai e a mãe do Nupemec," disse a magistrada ao revelar a expectativa e o cuidado com o novo cargo.

Em seu discurso, o ex-coordenador do Nupemec, Paulo César Alves das Neves (foto acima), atual juiz substituto em segundo grau, agradeceu o apoio dos servidores do Nupemec durante a sua gestão, ao destacar sua trajetória e a importância do Núcleo. Segundo ele, o TJGO tem adquirido prêmios e lançado projetos em nível nacional. “Eu finalizo a minha participação junto ao Nupemec com sentimento de dever cumprido. A casa está em dia e organizada, bem como os servidores são capacitados, já que são pessoas que se dedicam em resolver os conflitos. O empenho do presidente França foi importante para resolver problemas como a remuneração dos conciliadores”, afirmou.

Participaram da cerimônia de posse (foto abaixo) o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra; o juiz auxiliar da Corregedoria, Gustavo Assis Garcia, no ato representando o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Nicomedes Domingos Borges, e a secretária do Nupemec, Marielza Caetano Nobre da Costa e os servidores Jackson de Souza Santos, Daniela Rocha, Leticia Aires, Érica Rios, Larissa Oliveira, Ieda Machado Perna e Leandro Cardoso.

Reunião

Após a posse, o coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes Campos da Silva, a coordenadora adjunta do Núcleo, juíza Aline Vieira Tomás, e o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, se reuniram pela primeira vez com os servidores do Nupemec, no laboratório de Inovações do TJGO, o INOVAJUS. Na oportunidade, os membros discutiram as novas metas, tais como tornar o Núcleo Virtual para atender as comarcas do interior do Estado de Goiás. “Queremos ampliar nosso atendimento como nos projetos de conciliação para o Estado de Goiás, bem como a justiça restaurativa e, também, a Justiça Móvel”, destacou.(Texto/fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO