O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, participou, na manhã desta segunda-feira (25), da transferência da capital para a cidade de Goiás. A data marca os 295 anos da antiga Vila Boa. Por tradição, o município passa a ser sede simbólica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário goianos. A passagem de sede não acontecia há dois anos em virtude da pandemia da Covid-19.

Ao lado do governador Ronaldo Caiado, o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, participou do hasteamento das bandeiras do município, do Estado e do Brasil, em frente ao Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo estadual. Também estiverem presentes no ato o vice-governador Lincoln Tejota, o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, e o representante da Assembleia Legislativa, deputado Amauri Ribeiro.

Em pronunciamento, Carlos França (foto acima) fez uma saudação especial ao Governador Ronaldo Caiado, aos membros do Poder Judiciário presentes na solenidade, a desembargadora Ana Cristina Peternella França, os desembargadores Luiz Cláudio Veiga Braga e Anderson Máximo e os juízes da comarca Francielly Faria Morais, diretora do foro, e Joviano Carneiro Neto.

De acordo com o presidente do TJGO, o Poder Judiciário do Estado de Goiás vai continuar prestando esse serviço de primeira grandeza e de importância ímpar para que a população goiana tenha acesso à Justiça. “Podem ter certeza que o Judiciário vai garantir a rápida entrega da prestação jurisdicional, que é a nossa função principal, trabalhar pela harmonia entre os Poderes e pela garantia da democracia neste País, junto com as demais instituições séria que temos. Nesta data, a Justiça goiana parabeniza a cidade de Goiás, o Estado de Goiás e deixa registrado que podem contar com o Poder Judiciário para a garantia dos direitos de cada cidadão”, salientou, ao destacar que “todos os cidadãos e cidadãs de Goiás podem ter certeza que o Judiciário não falha em sua atuação e está pronto para fazer seu papel”.

O governador Ronaldo Caiado lembrou dos impactos da pandemia. Segundo ele, foi um momento difícil, mas o Estado teve o apoio de todos os Poderes e Órgãos Autônomos. “Quero aqui, em nome do Presidente do TJGO, desembargador Carlos França, agradecer a todos os membros do Poder Judiciário”, falou, ao pedir que o representante da Justiça goiana ficasse de pé para ser aplaudido. "Junto com vocês, fizemos história de como governar e dar à população de Goiás o melhor. Obrigado a todos vocês que ajudam a governar o Estado de Goiás”, completou.

O representante do Poder Legislativo, deputado Amauri Ribeiro, destacou a importância da cidade de Goiás para o Estado. Ele ainda reforçou a necessidade de esforços conjuntos entre os Poderes para que haja sempre desenvolvimento e qualidade de vida para todos os goianos.

O prefeito Aderson Gouveia lembrou que a tradicional transferência da Capital goiana para a cidade de Goiás foi retomada agora, após dois anos sem o evento, devido à pandemia de covid-19. A cada ano, segundo ele, os três Poderes de Goiás se reúnem na cidade estabelecendo um vínculo. “A cidade chega aos seus 295 anos com uma rica história. Uma cidade feita à mão por muita gente e que carrega uma grande e linda tradição que foi, inclusive, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial”, destacou o prefeito, ao agradecer os chefes dos Poderes e aos presentes.

Presenças
Participaram da solenidade de instalação dos Poderes, a primeira-dama do Estado e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado; procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi; procuradora-geral do Estado de Goiás, Juliana Prudente; defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior; presidente da Comissão Permanente de Segurança do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; a desembargadora Ana Cristina Peternella França e o desembargador Anderson Máximo; diretora do Foro da comarca da cidade de Goiás, juíza Francielly Faria Morais; o juiz da comarca de Goiás, Joviano Carneiro Neto; presidente da OAB, seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara; presidente da Câmara Municipal da cidade de Goiás, Sidnei Antônio Rosa; o conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM), Joaquim de Castro; primeira-dama do município, Célia Gouvea; bispo diocesano de Goiás, Jeová Elias Ferreira; deputados federais, estaduais, representantes do Ministério Público e servidores do Poder Judiciário.

Visita ao poder judiciário local

Após a solenidade de instalação dos Poderes, as autoridades visitaram o fórum da comarca de Goiás. A comitiva, liderada pelo governador Ronaldo Caiado, foi recepcionada pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França (foto acima), pela diretora do foro, juíza Francielly Faria Morais e pelo juiz Joviano Carneiro Neto.

Também participaram da visita, a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França (foto acima), os desembargadores Luiz Cláudio Veiga Braga, Guilherme Gutemberg Isac Pinto e Anderson Máximo; o procurador-geral da Justiça, Aylton Vechi; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara; defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior; procuradora-geral do Estado de Goiás, Juliana Prudente; a diretora do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, Laylla Nayanne Dias Lopes Vilarinho, servidoras e servidores do Poder Judiciário. (Texto: Arianne Lopes e Karinthia Wanderley - Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO