A manhã desta quarta-feira (13) foi de intercâmbio de conhecimentos, proporcionado por meio de iniciativa do Laboratório de Inovação e Inteligência (InovaJus) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e da Escola Judicial do TJGO (Ejug), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). A apresentação de palestra sobre inteligência artificial na administração pública, ministrada pelo especialista indiano Sameer Kulkarni, phd em Ciência da Computação e Engenharia no Indian Institute of Technology Gandhinagar (IITGN), foi o ponto alto do evento. A conferência do especialista indiano Sameer Kulkarni foi realizada no laboratório do InovaJus, na sede do TJGO, e teve transmissão ao vivo pelo canal da Ejug no YouTube.

“Inteligência artificial é um assunto atual e necessário, principalmente para as funções exercidas pelo Poder Judiciário”, destacou o coordenador do Inovajus e juiz auxiliar da Presidência Reinaldo de Oliveira Dutra. O magistrado também agradeceu a parceria com a UFG, e avaliou que “conhecer e identificar as ideias de um profissional com o gabarito do professor Sameer Kulkarni é uma experiência de aprendizado que vai acrescentar muito ao desempenho do InovaJus e do TJGO como um todo”, elogiou Reinaldo Dutra, durante a roda de conversa.

 

Conforme a coordenadora pedagógica do Inovajus, juíza Aline Vieira Tomás, a parceria com a UFG resultou na oportunidade da visita do professor e especialista indiano Sameer Kulkarni. “A inteligência artificial aliada à administração pública pode trazer grandes incentivos e melhorias voltadas para o aumento da produtividade do Poder Judiciário brasileiro, tornando a prestação jurisdicional mais célere e efetiva”, destacou a magistrada.

Intercâmbio internacional

O professor Sameer Kulkarni iniciou o bate-papo explicando sobre a evolução histórica da importância das tecnologias para a população mundial, contextualizando que há poucas décadas o trabalho dos computadores era limitado ao armazenamento de dados das diversas interações, tanto no escopo da administração pública, como no cotidiano das pessoas, empresas e organizações. Ele também revelou que o desenvolvimento de sistemas inteligentes se tornou uma realidade há pouco mais de três décadas. “A inteligência artificial pode melhorar as decisões das organizações públicas, por meio da catalogação, armazenamento, tratamento, utilização e disponibilização das informações trabalhadas pelos diversos setores da administração pública”, explicou Sameer Kulkarni.

O especialista em tecnologia indiano destacou ainda algumas similaridades entre as atividades de inteligência artificial no Brasil e na Índia, especialmente na questão de produção alimentícia, em que os dois países são considerados entre os maiores produtores mundiais, e também nas atribuições do sistema de Justiça. “Agilizar e melhorar a entrega da informação para os cidadãos permite a otimização do fluxo das demandas, fazendo com que a inteligência artificial funcione como um vetor para as organizações, ao proporcionar o aperfeiçoamento de desempenhos”, observou o especialista indiano Sameer Kulkarni.

O evento também contou com a participação e tradução do professor da UFG, Marcos Severo. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Gusthavo Crispim – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO