O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, membro da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO, vice-presidente da Asmego e presidente da Comissão de Segurança do TJGO, foi eleito, nesta quinta-feira (30), membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). A eleição presencial aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) na sede do IHGG. Luiz Cláudio Veiga irá compor aquela entidade cultural que já conta com outros três magistrados integrantes: desembargadores Ney Teles de Paula e Itaney Campos e o juiz Abílio Wolney. Dos 31 votantes, Luiz Cláudio Veiga Braga obteve 28 votos.

Na noite desta quarta-feira (29), o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga representou a Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO no lançamento do livro “Ipameri e a família Vaz da Costa”, de autoria do escritor, pesquisador e historiador Geraldo Coelho Vaz. O lançamento da obra aconteceu no auditório Jaime Câmara, na sede da Academia Goiana de Letras (AGL), situada no Setor Central de Goiânia. A sessão de autógrafos foi prestigiada por nomes conhecidos da literatura e da cultura goiana.

Na oportunidade, o desembargador destacou a importância do historiador e escritor Gerlado Coelho Vaz para a comunidade goiana, já que o escritor contextualiza por meio de suas obras um mergulho na história das famílias goianas. “Essa obra é uma reafirmação do grande historiador e escritor que é Geraldo Coelho Vaz. Isso nos honra e nós dá prazer”, afirmou.

Segundo ele, a Comissão de Memória e Cultura do TJGO faz questão de prestigiar o grande nome da literatura goiana. “Geraldo Coelho Vaz exporta a nossa história para o mundo. A importância dele é inegável e o TJGO faz questão de se fazer presente neste evento”, reforçou o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga durante o evento de lançamento do livro.

Obra

A obra de Geraldo Coelho Vaz conta a história da cidade de Ipameri, que surgiu em 1816 como Arraial do Vai-Vem e foi a primeira comunidade goiana a contar com energia elétrica gerada no próprio município. E, conforme o autor, uma das primeiras do Centro-Oeste brasileiro a dispor desse tipo de energia, antes mesmo da capital do Estado. O livro apresenta a genealogia da família Vaz, uma das fundadoras de Ipameri.

Um dos mais destacados autores goianos, Geraldo Coelho Vaz presidiu as principais entidades culturais goianas. Recebeu o Prêmio Clio de História, da Academia Paulistana de História; e, em 2007, foi o vencedor do Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, com o livro de poemas “O Outro Caminho”, que tem prefácio do poeta e crítico de literatura Ivan Junqueira, que na época era presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Veja galeria de fotos (Texto/fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 



  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO