O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) vai sediar, pela primeira vez, o próximo encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça, entre os dias 24 e 26 de agosto. O anúncio foi feito pelo chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, após definição pelo colegiado de presidentes dos tribunais, que participaram, em Aracaju (SE), do 2º Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça (Consepre), iniciado na noite de terça-feira (14) e encerrado na quinta-feira (16).

“Será uma honra imensa recepcionar tão notáveis representantes do Poder Judiciário estadual de todo o País em nosso Tribunal e mostrar a eles o trabalho que vem sendo desenvolvido pela justiça goiana, com foco especial na prestação jurisdicional, e também apresentar um pouco da cultura goiana, que tanto nos orgulha”, afirmou o presidente França (foto abaixo). A abertura do evento em Goiás será no dia 24 e os outros dois dias serão reservados para a discussão de temas de interesse do Judiciário.

Durante o encontro, o presidente do TJGO participou de painéis sobre inovações tecnológicas no Judiciário, saúde de magistrados e eficiência financeira na administração. A abertura do segundo dia da programação foi realizada pelo ministro Marco Aurélio Belizze Oliveira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que discorreu sobre “Os desafios e perspectivas dos tribunais acerca da inteligência artificial”, quando foram apresentados dados de pesquisa realizada pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Poder Judiciário, da Fundação Getúlio Vargas.

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Edson Ulisses de Melo, falou sobre soluções de gestão. Ele demonstrou o Programa Conecte-SE, que foi elaborado para promover a inclusão digital de jurisdicionados com pouco ou nenhum recurso tecnológico. Criado em maio deste ano, o programa oferece nos fóruns Salas de Participação Digital para a realização de atos judiciais ou administrativos por videoconferência.

 

A ‘Inovação do sistema de votação’ foi tema da palestra da secretária de Tecnologia do TJSE, Denise Martins, que falou sobre a ferramenta de teletrabalho que ela classificou como “extremamente valorosa no sentido de segurança da informação”. O aplicativo Justiça na Palma da Mão foi outro programa apresentado aos presidentes de tribunais, desta vez pelo diretor de Comunicação do TJSE, Luciano Araujo. O tema Prevenção e cuidados com a saúde dos magistrados e servidores, também foi discutido no evento, quando diversas iniciativas, como a ginástica laboral, na área da fisioterapia, prevenção à saúde bucal, doação de sangue, Meses Coloridos e telemedicina foram demonstrados aos participantes do Consepre. O debate interno dos presidentes sobre questões de interesse das gestão dos tribunais, visando o aprimoramento da prestação jurisdicional, também foi pauta importante do evento. “Foi um momento muito rico, pois essa troca de experiências e de ideias permite o aprimoramento dos serviços judiciais e nos ajuda a enfrentar os desafios para uma melhor gestão da justiça estadual", afirmou o presidente do TJGO.

Consepre
O Consepre foi criado em novembro de 2021 e é resultado da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. A defesa das prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente no âmbito Estadual; intercâmbio de experiências administrativas e judiciais dos TJs; intermediação das relações entre os Tribunais e diferentes esferas de governo, poderes constituídos, organizações públicas e privadas para aperfeiçoamento da prestação da tutela jurisdicional estão entre os objetivos do conselho. O Consepre é presidido pelo desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que conduziu os trabalhos do encontro realizado em Aracaju (SE).

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO