O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma pesquisa para conhecer a opinião das pessoas que recorreram à Justiça nos últimos cinco anos. Além das perguntas para cidadãs e cidadãos, a “Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro” abrange questionários específicos para a advocacia, o Ministério Público e a Defensoria Pública. Para divulgação e ampla participação da sociedade, o CNJ conta com o apoio de todos os tribunais do país.

A participação do público poderá ser feita até o dia 18 de maio e as informações pessoais permanecerão sob sigilo. As perguntas permitirão entender como os jurisdicionados perceberam questões como o acesso ao Sistema de Justiça, a virtualização dos procedimentos nos tribunais, as formas de comunicação entre tribunal e cidadão, gratuidade da justiça, compreensão do processo judicial e o serviço prestado pela Justiça. Uma grande parte do questionário da pesquisa busca entender a relação dos usuários com a justiça digital, considerando que a pandemia da Covis-19 obrigou o Poder Judiciário a digitalizar muitos dos serviços que antes eram prestados presencialmente.

A pesquisa compõe um dos indicadores de desempenho do Macrodesafio “Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade”. O macrodesafio pertence à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, resultado do processo de planejamento estratégico nacional conduzido pelo CNJ com a Rede de Governança do Poder Judiciário. A pesquisa é desenvolvida pelo CNJ, com apoio do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS/CNJ) e cooperação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Pesquisa no TJGO
No Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), os usuários poderão acessar os questionários por meio do site (acesse o link) e redes sociais. O TJGO também inseriu um material de divulgação da pesquisa no aplicativo WhatsApp Business, utilizado por todas as unidades judiciários do Poder Judiciário estadual no atendimento feito por meio do Balcão Virtual.

“Conhecer a opinião dos jurisdicionados e dos integrantes do sistema de Justiça será muito importante para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Poder Judiciário brasileiro. Este diagnóstico apontará nossos principais desafios e orientará a elaboração do planejamento estratégico, das metas nacionais e das metas da gestão de cada tribunal, para que possamos entregar uma prestação jurisdicional cada vez mais qualificada e eficiente”, acredita o presidente do TJGO, desembargador Carlos França. (Texto: Daniela Becker, com informações do CNJ / Arte: CNJ - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO