O mês de abril será de solidariedade no Poder Judiciário goiano, com a campanha “Doação de Sangue na Justiça”. A unidade móvel do Hemocentro de Goiás estará no Palácio da Justiça Clenon de Barros Loyola, na quinta-feira (7), e no Fórum Cível Heitor Moraes Fleury, no dia 29 de abril (sexta-feira). A campanha para coletar bolsas de sangue é uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás com a Secretaria de Estado da Saúde. A doação de sangue poderá ser agendada por telefone, no número (62) 3236-5370 para coleta no TJGO e (62) 3018-6130 para coleta no Fórum Cível. O horário de atendimento aos doadores será das 8 às 16 horas.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, evidencia a importância de parcerias como essa. “É uma honra para nós do Poder Judiciário poder estar junto com o Governo de Goiás em uma causa tão nobre. Doar sangue é um gesto de amor ao próximo e queremos sempre ser parceiros do Estado para salvar vidas. Nossa expectativa é que a campanha seja um sucesso e possa contribuir com os estoques de sangue do Hemocentro”, afirma o chefe do Poder Judiciário Estadual.

A juíza auxiliar da Presidência, Jussara Cristina de Oliveira Louza, convida magistradas e magistrados, servidoras e servidores, terceirizados e estagiários para apoiarem a campanha, doando sangue e também convidando familiares e amigos. “Espero que todos nós do Poder Judiciário possamos aproveitar essa oportunidade para abraçar essa ação, tanto doando sangue, quem puder, ou convidando alguém para doar. A demanda por sangue é sempre alta e uma única doação pode salvar até quatro vidas”, declara a magistrada. Jussara Louza ressalta, ainda, que a campanha é aberta ao público, portanto, “contamos com a participação da advocacia, dos defensores, dos membros do Ministério Público e de toda a população”.

Requisitos para doar sangue
-Apresentar bom estado de saúde;
-Ter peso acima de 50 kg;
-Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
-Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
-Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
-Ter idade entre 16 e 69 anos. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos somente poderão doar sangue se já tiverem doado antes dos 60 anos;
-Vacinas: quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra a gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a dose da Coronavac e sete dias após a aplicação das demais vacinas.

Onde doar
Além da unidade móvel, existem dez locais para realizar a doação de sangue, sendo duas em Goiânia, o Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz (Hemogo) e o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). As outras unidades estão situadas nos municípios de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde. (Texto: Daniela Becker / Arte: Wendel Reis - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO