O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, inaugurou, na tarde desta terça-feira (29), em solenidade realizada no Fórum Cível Heitor Moraes Fleury, a 7ª Vara de Família da comarca de Goiânia. A nova unidade judicial será conduzida pela magistrada Débora Letícia Dias Veríssimo. A instalação da 7ª Vara de Família da capital integra o projeto de mapeamento e movimentação das unidades judiciárias do Poder Judiciário goiano, a fim de oferecer maior efetividade e celeridade na prestação jurisdicional nas regiões onde se concentram o maior percentual das demandas forenses.

“A instalação da 7ª Vara de Família de Goiânia é uma iniciativa que foi concebida com o objetivo de agilizar os andamentos da grande quantidade de processos na área de Família na capital”, destacou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, durante a solenidade de instalação da nova unidade. Ele ressaltou que, mesmo com o empenho e dedicação das equipes da magistratura e do funcionalismo do TJGO nas unidades que julgam matérias dessa natureza, a crescente demanda pela prestação jurisdicional impede uma maior celeridade processual.

O presidente do Poder Judiciário Estadual, desembargador Carlos França (foto acima), também salientou que a atual gestão não tem medido esforços para mapear as demandas forenses do Estado e prosseguir com a movimentação de unidades judiciais, a fim de que haja um remanejamento da força de trabalho e para que a celeridade na prestação jurisdicional seja efetivada nas localidades onde as demandas são mais numerosas.

Conforme o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Heber Carlos de Oliveira, o momento é de relevância histórica para o Poder Judiciário Estadual. Ele também salientou o dinamismo, eficiência e versatilidade do presidente Carlos França à frente do TJGO. “A dedicação do chefe do Poder Judiciário de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, é realçada para que a jurisdição seja cada vez mais celeremente prestada aos jurisdicionados goianos”, elogiou o diretor do Foro da capital, juiz Heber Carlos de Oliveira, na solenidade de instalação da 7ª Vara de Família de Goiânia.

Representando o governador do Estado, Ronaldo Caiado, a procuradora-geral do Estado, Juliana Pereira Diniz Prudente, parabenizou a iniciativa do Judiciário e destacou os crescentes números por demandas judiciais em Goiás. “O atendimento do Poder Judiciário goiano demonstra eficiência e sensibilidade à instituição família e deixa como marca da atual gestão ações de eficiência e celeridade”.

Reconhecimento da DPE-GO
“A Defensoria Pública de Goiás se orgulha e enaltece o trabalho do Poder Judiciário Estadual, que tem demonstrado como conduzir pautas urgentes e sensíveis de forma transparente e construtiva em prol da Justiça”, destacou o defensor público geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior. Ele também elogiou a atual gestão do TJGO, ao mencionar que “a organização estrutural do TJGO, sob a condução do desembargador Carlos França, demonstra responsabilidade e tecnicidade, buscando a evolução da prestação jurisdicional”.

Para o coordenador das Promotorias da comarca de Goiânia, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Clínio Xavier Cordeiro, na ocasião representando o procurador-geral de Justiça, Aílton Flávio Vecchi, “a reestruturação do Poder Judiciário goiano salta aos olhos dos jurisdicionados e operadores do Direito”. Ele também ressaltou que o MPGO, “apesar de suas especificidades e delimitações, não poupará esforços para acompanhar essas mudanças tão necessárias para o alcance do bem comum”.

A titular da 7ª Vara de Família da capital, juíza Débora Letícia Dias Veríssimo, discorreu sobre sua trajetória na magistratura, sua atuação em Goiatuba e em outras comarcas do interior, além de sua recente promoção para a comarca de Goiânia, em agosto de 2021. “Quando voltei a atuar como juíza em Goiânia, fui designada para uma vara criminal, que responde pelo bem mais importante do indivíduo, a liberdade. Agora, assumo com muito orgulho e satisfação uma unidade judicial responsável pelas demandas mais relevantes da sociedade, que é a família”, destacou a magistrada Débora Letícia Dias Veríssimo (foto abaixo).

Também participaram da solenidade de instalação da 7ª Vara de Família da capital, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges; as juízas auxiliares da Presidência, Jussara Cristina Oliveira Louza e Sirlei Martins da Costa, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), Ricardo Dourado; a diretora adjunta do Foro da comarca de Goiânia, juíza Simone Monteiro; as magistradas e magistrados das varas de Família e Sucessões, Maria Cristina Costa, Luciane Cristina Duarte Silva, Fernando de Mello Xavier, Claudiney Alves, Wilson Ferreira Ribeiro, Javahé de Lima Júnior, Mábio Antônio Macedo, e os juízes Dioran Jacobina Rodrigues, Maria Antônia de Faria, Cláudio Henrique Araújo de Castro, Amilton Gomes Carneiro, Laryssa de Moraes Camargos, Patrícia Bretas, Marcus Vinícius Alves, Wilton Muller Salomão, Lídia de Assis e Sousa Branco e Marcelo Amorim; a procuradora-geral do Município de Goiânia, Tatiana Accioly; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), subseção de Goiatuba, advogada Talita Silvério Hayasaki; o diretor tesoureiro da OAB-GO, Eduardo Cardoso Júnior; o presidente da Comissão de Família da OAB-GO, Christiano Melo; o vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Forense OAB-GO, José Mendonça Carvalho Neto; a presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAN), Marlene Moreira, entre outras autoridades.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO