O desembargador José Carlos de Oliveira é o mais novo membro da Academia Goianiense de Letras. O ato que oficializou a sua entrada naquela entidade cultural aconteceu na última sexta-feira (25), em solenidade no seu gabinete, quando recebeu o diploma. José Carlos assume a cadeira número 9, cujo patrono é Modesto Gomes, importante personagem da cultura goiana, homenageado naquela oportunidade. O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e os desembargadores Itaney Campos, Luiz Cláudio Veiga Braga e Walter Carlos, além do desembargador aposentado Floriano Gomes, irmão do homenageado, como também familiares de Modesto Gomes, participaram da solenidade.

José Carlos de Oliveira recebeu o diploma de membro efetivo da Academia Goianiense de Letras das mãos do presidente daquela entidade, escritor Aidenor Aires. José Carlos irá ocupar a cadeira número 9, cujo o patrono, Modesto Gomes, foi homenageado na ocasião com um quadro emoldurado em seu gabinete. A família do homenageado, representada pelos irmãos Floriano Gomes e César Gomes, e, também pelo neto Vitor Hugo, se fez presente.

"É uma felicidade para o Tribunal de Justiça de Goiás ter um membro tão qualificado entre os imortais da Academia Goianiense de Letras. O desembargador José Carlos levará para aquela instituição uma valiosa contribuição acadêmica", parabenizou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, que também destacou a importância da atuação jurídica e cultural do Doutor Modesto Gomes e falou da participação de magistrados na área cultural," sempre bem representada no Poder Judiciário goiano".

O presidente da Comissão Permanente de Cultura e Memória do Poder Judiciário, desembargador Itaney Campos, falou em nome da comissão e destacou a honraria ao mais novo membro titular da Academia Goianiense de Letras, desembargador José Carlos de Oliveira. Itaney também lembrou da  importante figura de Modesto Gomes, ex-juiz, escritor, jornalista e grande incentivador da cultura goiana, patrono da cadeira número 9, e que faleceu em 2008 em decorrência de um câncer de pulmão.

O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga lembrou, em sua fala, o apoio da atual gestão do TJGO à Comissão Permanente de Cultura e Memória, e, consequentemente, à cultura goiana. Já César Gomes, juiz aposentado e irmão de Modesto Gomes, agradeceu a homenagem em nome da família, lembrou do quanto o seu irmão dedicava à vida em prol da cultura, e também de fazer o bem às pessoas. Emocionado, citou trechos de textos de Modesto Gomes.

O presidente da Academia Goianiense de Letras, escritor Aidenor Aires, falou da escolha do novo membro daquela Casa de Letras, desembargador José Carlos de Oliveira, segundo ele uma honra para aquela entidade cultural. Aires também lembrou da importante figura de Modesto Gomes à cultura e à magistratura.

O desembargador José Carlos de Oliveira agradeceu a oficialização de seu nome para assumir a cadeira número 9 da Academia Goianiense de Letras, explicou aos presentes a homenagem a Modesto Gomes e disse estar honrado com a presença dos desembargadores e juízes ao “ato singelo, mas significativo daquela tarde”. Saudou o incentivo dos amigos, destacou o momento tão importante e fez uma breve história de sua trajetória, "a começar pelo menino que foi alfabetizado por seu pai em uma escola informal, instalada na zona rural de Jataí", relembrou.

Honrado em ocupar a cadeira do patrono Modesto Gomes, o desembargador José Carlos citou as principais obras do rico acervo do homenageado. "Navegando na rica e majestosa produção literária do patrono, constato que, em verdade, viveu uma vida abastada. Fez inúmeras abordagens sobre o meio em que nasceu e viveu a melhor parte de sua existência, a infância. Desfilou a paisagem e os pontos geográficos de referência de sua Paraúna" destacou José Carlos de Oliveira.

O homenageado Modesto Gomes

 Modesto Gomes nasceu na cidade de Paraúna em 26 de outubro de 1931 e faleceu em 26 de fevereiro de 2008, no exercício da presidência da Academia Goiana de Letras (AGL). Graduado em História e Direito, exerceu a advocacia e a magistratura. Foi vereador em Paraúna, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor de diversos artigos e textos nos principais jornais goianos. José Carlos de Oliveira definiu-o como uma estrela de quinta grandeza na literatura, tamanha a importância do seu acervo. Além dos desembargadores e os familiares do homenageado, participaram também da solenidade o juiz Abílio Wolney, o presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI, jornalista Valterli Guedes e os servidores do gabinete do desembargador José Carlos de Oliveira.   (Texto: estagiária de jornalismo Luísa Chacon/:Foto: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO