“O Poder Judiciário goiano está sempre aberto e atento às necessidades da sociedade, para analisar os pleitos que lhe são apresentados”, declarou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, ao concretizar uma demanda recebida da comarca de Goianésia. Nesta sexta-feira (18), o presidente e uma comitiva do TJGO estiveram no Fórum Desembargador Romeu Pires de Campos Barros, na cidade e comarca de Goianésia, para a instalação oficial da 2ª Vara Criminal (crimes em geral, crimes dolosos contra a vida e presidência do Tribunal do Júri e crimes envolvendo violência doméstica – Lei nº 11.340/06) da comarca de Goianésia (Decreto Judiciário nº 37/2022). A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades (veja relação ao final da matéria).

O chefe do Poder Judiciário Estadual comentou que a instalação de uma segunda unidade judiciária criminal na comarca partiu de uma demanda da comunidade e autoridades locais e a criação da nova unidade foi possível com a reorganização judiciária em andamento pela atual gestão. Além disso, “por sua própria iniciativa, o Judiciário está atento e olhando as necessidades de todas as comarcas para aproveitar, da melhor forma, a força de trabalho das juízas e juízes e também dos servidores”, completou o presidente, acrescentando que todas as providências estão sendo adotadas para oferecer uma melhor prestação jurisdicional à sociedade, com o apoio e participação decisiva dos colegas integrantes do Órgão Especial e das diversas Comissões do Tribunal.

Para o presidente do TJGO, “com essa nova unidade judiciária criminal, e com a força e capacidade da magistratura e dos servidores, a comarca aprimorará o serviço, oferecendo uma prestação mais adequada e mais célere”. França ainda ressaltou a atual relação de parceria entre os chefes dos poderes e dos órgãos autônomos. “Nós estamos vivendo um momento ímpar em Goiás, onde a parceria e a boa relação institucional, respeitada a independência dos poderes, têm sido utilizadas de uma forma republicana, buscando sempre atender os interesses maiores da sociedade goiana”, finalizou o presidente do TJGO.

Nova unidade
De acordo com o diretor do Foro e juiz designado para responder pela 2ª Vara Criminal, Decildo Ferreira Lopes, o acervo de processos da área criminal da comarca de Goianésia é de quase 6,5 mil processos. Cada unidade ficará com metade desse acervo. O magistrado elogiou o fato de a atual gestão ter solucionado a questão com a reorganização judiciária. “O Tribunal de Justiça está trilhando um caminho de eficiência, competência e dinamismo. Todo esse esforço não foi em vão e vai refletir em uma justiça mais eficiente no campo criminal aqui em Goianésia”, destacou o diretor do Foro, para quem “o sentimento de justiça está ligado à capacidade de resposta do Estado e, agora, essa segunda unidade criminal ajudará a comarca a enfrentar de modo mais eficiente as demandas dessa área”.

O juiz Decildo Ferreira Lopes também comemorou o fato de já estar em andamento um edital para provimento da nova unidade. “Nós já temos a equipe de servidores e o cartório está estruturado. E, com o julgamento do edital de promoção e remoção em março, esperamos contar com um novo colega em breve”, disse o juiz, que ainda fez questão de agradecer às magistradas e magistrados e a toda equipe do fórum.

Convidados
Prestigiando a solenidade, o deputado estadual e ex-prefeito de Goianésia, Hélio de Sousa, ressaltou a importância da mobilização da sociedade para a instalação da nova unidade. “Tivemos a oportunidade de ir a Goiânia para levar os anseios da sociedade local e isso permitiu que pudéssemos sensibilizar o Tribunal de Justiça e mostrar a necessidade da comarca”. O deputado ainda relembrou que, há 22 anos, a comunidade também se movimentou para construção do fórum da comarca. “Goianésia tem hoje aproximadamente 75 mil habitantes e tem um crescimento médio de dois mil habitantes por ano. É uma cidade polo e eu não tinha dúvidas que estaríamos aqui para participar desse momento de instalação da 2ª Vara Criminal”, destacou o deputado Hélio de Sousa.

Para o coordenador das promotorias de Justiça da comarca de Goianésia e representante do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Antônio de Pádua Freitas Júnior, a nova unidade “vem ao encontro de anseio íntimo dos nossos jurisdicionados por uma atuação célere e eficaz por parte do Poder talhado constitucionalmente para pacificar as controvérsias inerentes à vida em sociedade. Na opinião do promotor, o Poder Judiciário goiano, representado pelo presidente Carlos França, “tem demonstrado ânimo e frescor juvenil para se reinventar e caminhar no mesmo compasso com os desafios da pós-modernidade, pletora em distanciamento humano e regrada cada vez mais pelo metaverso virtual”. Por fim, Antônio de Pádua Freitas Júnior evidenciou a parceria entre o Poder Judiciário e o Ministério Público “na busca por um País mais justo honesto e efetivo”.

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Goianésia, o advogado Denys Welton Bruno, salientou que “a comarca sempre atendeu às necessidades da advocacia e a OAB se sente acolhida e representada pelas magistradas e magistrados que atuam na comarca”.

Ao final do evento, o presidente do TJGO se reuniu com as magistradas e magistrados da comarca de Goianésia e os demais juízes presentes e visitou as instalações do fórum e da nova vara judicial.

Autoridades
A solenidade no fórum da comarca de Goianésia também contou com a presença das seguintes autoridades: juíza e juiz auxiliar da Presidência, Sirlei Martins da Costa e Reinaldo de Oliveira Dutra; juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Gustavo Assis Garcia, que representou o corregedor-geral, desembargador Nicomedes Domingos Borges; juiz substituto em segundo grau Aureliano Albuquerque Amorim; juízes da comarca de Goiânia, que atuaram em Goianésia, Alessandro Pereira Pacheco e Jonas Nunes Resende; juízas da comarca de Goianésia, Ana Paula de Lima Castro e Lorena Cristina Aragão Rosa; diretor do Foro da comarca de Jaraguá, juiz Denis Lima Bonfim; diretora de Obras do TJGO, arquiteta Cybelle Saad Sabino de Freitas Faria; primeira-dama e secretária da Promoção Social, Eloa Menezes, representando o prefeito Leonardo Silva Menezes; procurador-geral do município, Nedson Ferreira Alves Júnior; presidente da Câmara Municipal de Goianésia, vereador Fábio Oliveira dos Santos; promotora e promotores de Justiça Márcia Cristina Peres, Luciano Miranda Meirelles, Tommaso Leonardi e Uigvan Pereira Duarte (aposentado); delegadas da Polícia Civil Ana Carolina Pedrotti Teixeira e Poliana Bergamo Lomaz; Comandante da Polícia Militar de Goianésia, Major Erick Thiago; Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Goianésia, Major Juliano Borges Ferreira Moraes; ex-prefeito e ex-deputado estadual, Gilberto Batista Naves; assessor jurídico da Câmara Municipal de Goianésia, Aparecido Bernardo da Costa; presidente do Conselho da Comunidade, Spartacus Batista Lousada; pastora Queila Alves da Silva e pastores Wanderson José da Silva e Celso Pereira da Conceição; servidoras, servidores e colaboradores da comarca de Goianésia. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

Confira a galeria de fotos.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO