Há dois anos, o Laboratório de Inovação e Inteligência (Inovajus) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foi instituído pelo Decreto nº 391/2020, visando alcançar a Estratégia Nacional e Institucional do Poder Judiciário goiano. Em 2021, foram realizadas grandes ações, o que resultou em alta produtividade. Criado para ser um ambiente colaborativo de trabalho, o Inovajus tem como missão auxiliar a gestão do conhecimento dos diversos atores da Justiça para a convergência de soluções que auxiliem o aprimoramento do Poder Judiciário goiano.

À frente da gestão do TJGO, o desembargador Carlos França instituiu o Comitê Gestor e o Comitê Executivo de Inovação e Inteligência. Para o presidente do TJGO, o Inovajus tem sido um grande ganho para o Poder Judiciário goiano, com a criação de projetos que trazem uma melhor qualidade ao trabalho de magistrados e servidores. Ele cita que a atual gestão tem investido fortemente em tecnologia. “A iniciativa contribui com o conhecimento e experiência na construção de soluções mais efetivas para o Judiciário goiano, resultando, assim, no aprimoramento da prestação jurisdicional”, frisou.

A realização do Innovation Today foi destaque entre os eventos promovidos em 2021, com seis palestras sobre inovação, 673 participações, além da capacitação de 30 facilitadores em Designer Thinking, tudo on-line. E, ainda, definição dos valores, linhas de atuação e fluxo do laboratório, por meio de oficina, com 21 facilitadores e membros do Comitê de Inovação.

Outra ação de destaque foi a publicação de edital, para público interno e externo, com o objetivo de apresentar soluções inovadoras para o Poder Judiciário goiano – 27 propostas para impactar quatro metas nacionais; a criação da página do Inovajus, aprovação do espaço físico e projeto arquitetônico do Laboratório; a realização do webinário TJGO nas Trilhas da Inovação, com cinco palestras, que tiveram mais de 2 mil visualizações; oficina “Visual Law”, com cinco encontros e a realização de lives sobre gabinete virtual, inovações do Projudi e de TI.

Segundo o coordenador do InovaJus, o juiz auxiliar da Presidência Reinaldo de Oliveira Dutra, o laboratório de inovação do TJGO atingiu importantes resultados em 2021, "principalmente para fomentar a cultura da inovação nos juízes e servidores, que é a perspectiva que o desembargador Carlos França dá à gestão, com o objetivo principal de melhorar a prestação jurisdicional,”, afirmou ele, segundo quem, nesse ano, o espaço físico do laboratório contribuirá ainda mais com as conquistas. “Será um ambiente apropriado para que magistrados, servidores e colaboradores apresentem suas gestões inovadoras, projetos para que sejam desenvolvidos dentro do laboratório e realmente atendam a ideia de cooperação e participação de todos com o objetivo de fomentar a cultura da inovação e permitir que as ideias cheguem até a administração”, enfatizou Reinaldo Dutra. (Texto: Arianne Lopes - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO