O Laboratório de Inovação e Inteligência (Inovajus) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) divulgou o balanço de suas atividades em 2021. Criado para ser um ambiente colaborativo de trabalho, o Inovajus tem como missão auxiliar a gestão do conhecimento dos diversos atores da Justiça para a convergência de soluções que auxiliem o aprimoramento do Poder Judiciário goiano.

Logo no início do ano, em janeiro, foi realizado o Innovation Today, evento on-line com seis palestras sobre inovação, com 673 participações e, ainda, capacitação de 30 facilitadores em Designer Thinking. Em março, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, instituiu o Comitê Gestor e o Comitê Executivo de Inovação e Inteligência. Além disso, foram definidos valores, linhas de atuação e fluxo do laboratório por meio de oficina com 21 facilitadores e membros do Comitê de Inovação. No mês de maio houve a definição e normatização do funcionamento do laboratório, recepção e tratamento de ideias. 

O segundo semestre de 2021 começou com a abertura, ao público interno e público externo, de edital para apresentação de soluções inovadoras para o Poder Judiciário goiano – 27 propostas para impactar quatro metas nacionais. Em setembro, foi criada a página do Inovajus, com conteúdo do laboratório, e também realizado o webinário TJGO nas Trilhas da Inovação, com cinco palestras, que tiveram mais de 2 mil visualizações, e a oficina “Visual Law”, com cinco encontros.

Em outubro foi realizada oficina para elaboração do novo website do Inovajus, seguindo às inovações na área de comunicação e tecnologia. No mesmo mês, e também em novembro, foi feita a apresentação individual às áreas afetas, das 27 propostas de inovação selecionadas dentre as apresentadas pelos público interno e externo e a aprovação do espaço físico e projeto arquitetônico do Laboratório, além da realização da live sobre Gabinete Virtual e Inovações do Projudi, com a participação do juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Aldo Sabino, e do juiz Antônio Cezar. As atividades do Inovajus de 2021 se encerraram com a realização da live sobre Inovações de TI,  com o diretor de Tecnologia da Informação do TJGO, Anderson Yagi, e sua equipe, por meio do Instagram do TJGO.

Segundo o coordenador do InovaJus, o juiz auxiliar da Presidência Reinaldo de Oliveira Dutra, 2021 foi um ano de muito trabalho e construção de um espaço plural e colaborativo. "A expectativa para o Inovajus em 2022 é muito positiva, com a colaboração de diversos atores", disse o magistrado.

O Inovajus surgiu para reunir magistratura, funcionalismo, corpo de estagiários, colaboradoras e colaboradores, jurisdicionados e demais atores da Justiça, para solucionar os desafios do TJGO de forma efetiva, rápida e criativa em um espaço lúdico que permite a interação, experimentação e criação conjunta, utilizando Design Thinking, metodologias ágeis, Gestão de Processos e práticas colaborativas, que envolvem ações de pesquisa, exploração, ideação, realização de pilotos, prototipagem e testes estruturados de soluções inovadoras. (Texto: Arianne Lopes / Arte: Hariel - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO