O turno único no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) alterou não somente o horário de funcionamento das unidades do Poder Judiciário, mas também os gráficos de produtividade. Neste quase um ano desde a implantação, no dia 7 de janeiro de 2021, houve um aumento exponencial em todos os aspectos: foram proferidas 60% mais decisões, 26% mais sentenças, 42% mais despachos e movimentados 59% mais processos em relação a 2019.

Com a medida, o trabalho foi concentrado do meio-dia às 19 horas e o atendimento ao público externo do meio-dia às 18 horas, ambos de segunda a sexta-feira, excetuando plantões. A medida foi aprovada no ano passado pelo Órgão Especial do TJGO, que ouviu manifestações do Ministério Público Estadual de Goiás (MPGO), Defensoria Pública e a seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A virtualização dos processos judiciais, que permite acesso ininterrupto aos autos, a utilização de ferramentas eletrônicas tornaram possível essa nova realidade, conforme apontou o chefe do Judiciário goiano, desembargador Carlos França. “Nossa preocupação diuturna é a qualidade e a celeridade da prestação jurisdicional, que foi monitorada durante todo esse primeiro período. Estamos satisfeitos e empolgados com os números e com o empenho e dedicação da magistratura e do funcionalismo do judiciário goiano, que trabalharam demais para atender ao jurisdicionado da melhor forma possível”.

Números
Durante o período do turno único, iniciado em 7 de janeiro de 2021, foram proferidas 1.109.837 decisões e 679.222 sentenças ; movimentados 40.831.793 processos e realizados 1.799.311 despachos em todo o Estado. Confira os gráficos comparativos abaixo:

(Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO)  

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO