A Escola Judicial de Goiás (Ejug) realizou nesta quarta-feira (15) o webinário sobre o tema: “Técnica, tecnocracia e tecnolatria”, com o desembargador Ricardo Dip, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). A abertura foi feita pelo diretor da Ejug, desembargador Delintro Belo de Almeida Filho. E, como moderadora do webinário, a juíza Liliana Bittencourt, da 7ª Vara Cível da comarca de Goiânia.

Ao fazer a apresentação, o diretor da Ejug, desembargador Delintro Belo de Almeida Filho, falou da grata satisfação de receber o desembargador do TJGO para falar sobre o tema “Técnica, tecnocracia e tecnolatria”. "Para alguns,o tema pode parecer inusitado, mas não é para os cultores do Direito Natural, pois preocupam com a defesa da Natureza Humana, em face dos constantes ataques que vem sofrendo, principalmente, por uma guerra cultural e por uma propalada mudança de paradigmas, que, muitas vezes, não consideram suficientemente o valor da dignidade humana, que tem um valor em si mesma, antes de qualquer outra finalidade”, frisou Delintro Belo.

Após agradecer o convite para participar do evento, o desembargador Ricardo Dip explicou a definição das palavras técnica, tecnocracia e tecnolatria, além de fazer uma abordagem de retomada histórica e filosófica. “Nossa cultura passa a ser uma cultura tecnificada, ou seja, voltada à realização, a tudo o que é útil, eficaz e bom. Valendo também para o direito que passou a ser uma técnica de eficácia. Não se busca aquilo que é justo e sim o que é útil, soluções eficazes. Para nós, na área do Direito, explica-se a quantidade de julgados contraditórios”, salientou o palestrante.

O público participou do webinário por meio do chat do canal da Ejug no YouTube. “Interessante essa visão da pós-modernidade”, disse Daniella Botelho. Já Priscila Bernardo, integrante da equipe interprofissional da comarca de Rio Verde, parabenizou pelo momento de aprendizagem. “Muito interessante e consistente a palestra”, escreveu a juíza substituta em segundo grau”, Camila Nina Erbetta. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO