A fim de proporcionar um ambiente de trabalho funcional e colaborativo, conectando a gestão do conhecimento da magistratura e do funcionalismo do Poder Judiciário Estadual, bem como dos demais integrantes do sistema de Justiça, como a classe advocatícia, representantes do Ministério Público e jurisdicionados, na convergência de soluções de demandas institucionais, o Laboratório de Inovação e Inteligência (InovaJus) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), coordenado pelo juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo Dutra, promoveu, na tarde desta terça-feira (14), a live  “Inovações Tecnológicas na Justiça – O que esperar para 2022”.

O evento virtual, transmitido pelo canal do TJGO no Youtube e no perfil institucional do Instagram (@tjgooficial), foi mediado pela coordenadora de Inteligência e Inovação do TJGO, Jaqueline Martins e Silva, com a participação de integrantes da Diretoria de Tecnologia da Informação.

Inovações durante a pandemia

 “Ao longo dos últimos meses, especialmente em função da pandemia, temos trabalhado cada vez mais na virtualização da Justiça, por meio da implantação do Projudi Criminal, Sessões Virtuais, julgamentos por meio de videoconferências, aplicativos para celulares, entre outros.”, ressaltou o diretor de TI do TJGO, Anderson Yagi. Ele também salientou que a Diretoria de TI procedeu a automação do E-cartas, evitando a impressão de papel e gerando economia, que, em conjunto com um robô, garantiu um aumento de até 6.800% na produtividade do cumprimento de determinados atos.

A diretora da Divisão de Engenharia e Software, Keila Sousa Silva, destacou que, durante a pandemia, a área de criação e desenvolvimento de softwares se deparou com o desafio de preparar a área criminal para operar os trabalhos remotamente. “Desenvolvemos um módulo criminal para adequar os procedimentos das unidades criminais às atividades operacionais, até então limitadas pela pandemia”, disse Keila Sousa Silva, durante a live. Ela também mencionou o lançamento do juízo 100% digital, que proporciona aos advogados e jurisdicionados a opção pelo trâmite processual de forma completamente digital.

Os diretores da Divisão de Suporte a Serviços de TI, Valdemar Ribeiro da Silva Júnior, da Divisão de Governança e Planejamento, Joubert Duarte Borges, da Divisão de Infraestrutura Tecnológica, Giuliano Oliveira e do Núcleo de Contratos e Aquisições do TJGO, Glauco Cintra Parreira, apresentaram diversos investimentos que as unidades têm feito para dar sustentação ao aumento exponencial da demanda e a virtualização da Justiça.
A Diretoria de Tecnologia da Informação também ressaltou importância de uma maior aproximação da unidade com os usuários e do papel fundamental que o Dr. Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, Juiz Auxiliar da Presidência, tem em toda essa evolução tecnológica.  (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO