O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, inaugurou nesta sexta-feira (10) o Posto Avançado do Poder Judiciário da cidade de Rio Quente, distrito judiciário da comarca de Caldas Novas. O município, emancipado há 33 anos, tem cerca de 4.500 mil habitantes e recebe aproximadamente 2,2 milhões de visitantes ao ano, atraídos pelas águas quentes naturais.

A instalação do novo Posto Avançado irá facilitar o acesso da população do município à justiça. Com a nova unidade, a população rioquentense não precisará mais se deslocar 30 quilômetros até a cidade de Caldas Novas para ser atendida. No local, será oferecido ainda serviços do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Segundo o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, a inauguração do Posto Avançado de Rio Quente e a integração do Cejusc proporcionam maior agilidade do serviço judiciário e uma prestação jurisdicional mais rápida. “Aqui, a sociedade de Rio Quente poderá receber o atendimento on-line do juiz e do promotor, resultando numa maior agilidade nos procedimentos judiciais locais. Isso é o que a população precisa e necessita”, ressaltou, ao agradecer a parceria dos órgãos públicos e das autoridades locais com o Judiciário.

O presidente do TJGO revelou que fez questão de comparecer à inauguração do Posto Avançado, o primeiro em que compareceu, de forma presencial, fora de Goiânia. “Isso é para frisar a importância desse Posto Avançado para a comunidade de Rio Quente e para os turistas. Carlos França também agradeceu aos colegas magistrados, aos servidores da comarca de Caldas Novas, aos integrantes de todo o Sistema de Justiça, aos membros do MPGO, como também àqueles que integram a força de segurança e área empresarial local. “Contem com o Poder Judiciário, que estará sempre presente. Para nós, o que importa é uma prestação jurisdicional célere e com qualidade. E, para isso, iniciativas como essa de hoje são fundamentais”, finalizou Carlos França.



A juíza da comarca de Caldas Novas, Vaneska da Silva Baruki, falou da honra em trazer o Posto Avançado ao município de Rio Quente. “É um momento de celebração. Em janeiro, farei 15 anos de magistratura e o desembargador Carlos França foi quem nos recebeu no Tribunal de Justiça. Então, minha admiração é magnífica não só pela sua pessoa, mas ao profissional”, ressaltou ela, emocionada.


A magistrada informou que na comarca, que tem oito varas com juizados e quatro Cejusc’s, tramitam quase 50 mil processos.  “O Poder Judiciário vem até a população, não é necessário o deslocamento. E, com o Cejusc,o Posto Avançado será também um ambiente de pacificação social, além de que a comunidade de Rio Quente receberá uma prestação jurisdicional com maior celeridade”, completou Vaneska da Silva Baruki.

A prefeita de Rio Quente, Ana Paula Lima, ressaltou sobre a importância do Posto Avançado e do Cejusc para a comunidade. “O cidadão poderá fazer mediações e conciliações em problemas como pensão alimentícia, acidente de trânsito, dívidas com instituições bancárias, questões do Direito do Consumidor, entre outros”, citou ela. Já o deputado estadual Virmondes Cruvinel disse que o evento retrata a importância da união entre todos para atender e servir toda a população.

O promotor de Justiça, Cristiano Menezes da Silva Caires, parabenizou o presidente do TJGO pela administração do Judiciário. “Isso aqui é futuro. Esse posto vai servir para todos e o MPGO se coloca à disposição para que iniciativas como esta sejam incentivadas em outros lugares”, afirmou. Conforme o presidente da OAB da Subseção de Caldas Novas, Rogério Buzinhani, "as palavras hoje são de gratidão a todos os membros do Poder Judiciário. A advocacia congratula com o Judiciário goiano, que teve um olhar sensível para toda a comunidade de Rio Quente”.

O diretor administrativo-financeiro da Faculdade Integra, Ítalo Oliveira Castro, afirmou que "hoje é um dia histórico para Rio Quente, pois a nova unidade é também um trabalho social, que, a partir de agora a população terá suas demandas resolvidas com mais tranquilidade e uma melhor mobilidade".

Para o diretor de Relações Institucionais do Grupo Rio Quente Resorts, Munir José Calaça, ter uma base do Judiciário na cidade traz grandes ganhos para a sociedade. “Os moradores ganharão tempo, qualidade de vida e terão mais acesso à Justiça, sem necessidade de enfrentarem dificuldades na locomoção”, completou. 

Ainda na solenidade, o presidente do Tribunal e Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, foi homenageado pela juíza Vaneska Baruki. Também estiveram presentes o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; o coordenador do Nupemec, juiz Paulo César Alves das Neves; os juízes da comarca de Caldas Novas Hugo Gutemberg Patino de Oliveira, Flávio Pereira dos Santos Silva e Bruno Leopoldo Borges Fonseca; representando o governador Ronaldo Caiado, o assessor especial do vice-governador Luiz Sampaio; o presidente da Câmara Municipal de Rio Quente, vereador Wellinton Antônio, servidores da comarca de Caldas Novas, entre outras autoridades locais. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO