“Retrocedi no tempo e fui tomado por uma singular emoção pela oportunidade deste segundo privilégio, e, sobretudo, pela permissão de Deus de ainda poder testemunhar o curso perene da história”. Assim relatou o desembargador José Carlos de Oliveira durante o lançamento do livro “Goiás no destino de JK”, no último sábado (4) na cidade de Jataí, a mesma onde ele, em abril de 1955, acompanhado de seu pai, presenciou o comício histórico que viria mudar a realidade do Estado de Goiás. Foi naquela oportunidade, há 66 anos, que Juscelino Kubitschek prometeu que iria cumprir a Constituição Federal e mudar a capital federal para o Planalto Central.

José Carlos de Oliveira lembrou sobre o comício histórico: “Ressalto que naquele dia e momento, estava eu, na companhia de meu pai, José Francisco de Oliveira, um pessedista raiz, presentes naquele evento. Portanto, um dos privilegiados em testemunhar um fato histórico de tamanha envergadura”.

“Mas, a roda do tempo não para, e agora eis-me novamente na condição de privilegiado, haja vista, que designado pelo desembargador Carlos França, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, para representá-lo, compareci no último sábado, dia 4, no Museu Memorial JK, na cidade de Jataí, quando do lançamento da importantíssima obra/legado histórico e cultural da lavra de Hélio Rocha”, continua o desembargador, que discursou em nome do Judiciário goiano no evento de lançamento do livro, que reuniu autoridades e representantes da cultura das cidades de Jataí, Rio Verde, Mineiros e região.



Conforme o autor do livro, jornalista e escritor Hélio Rocha, o forte vínculo entre  Juscelino Kubitschek e Goiás é o tema da obra literária. O histórico comício em Jataí foi o primeiro da campanha de JK à Presidência da República. O último mandato político de Juscelino foi o de Senador por Goiás. O ex-presidente ainda teve sua última moradia também em Goiás, numa fazenda próxima à cidade de Luziânia, no Entorno de Brasília. (Texto: Bruno Rocha- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO