O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, recebeu, na manhã desta terça-feira (30), visita institucional de crianças e adolescentes que integram a Guarda Mirim, projeto da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. Na oportunidade, eles conheceram a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário goiano, como também participaram de reunião, que, além da presença do presidente do TJGO, teve a participação da juíza auxiliar da Presidência, Sirlei Martins da Costa; e dos representantes da Polícia Militar, major Cortez, capitã Emanuelle e o tenente Custódio.

No encontro, o chefe do Poder Judiciário goiano agradeceu a presença das crianças e adolescentes, e ressaltou a integração do Judiciário com jovens estudantes da capital. "Essas meninas e meninos precisam conhecer os poderes do Estado, pois é uma forma de incentivá-los para que possam pensar num futuro melhor", destacou Carlos França.

Para o diretor de Política Pública sobre Drogas, Márcio Lourenço, representando o comandante da Guarda Civil Metropolitana, a visita orientada permite mostrar a importância do Poder Judiciário para as crianças e adolescentes que fazem parte do projeto Guarda Mirim. Assim como ele, o major Cortez ressaltou o trabalho desempenhado pelo projeto, uma vez que permite a inclusão social dos jovens. "Ter esse contato com os agentes públicos permite despertar empatia, e garantir frutos futuramente na vida deles", frisou.

Roda de conversa

Ainda, durante a visita, a juíza auxiliar da Presidência, Sirlei Martins da Costa, mostrou a rotina dos juízes e desembargadores, como também comandou um bate papo com a turma que integra a Guarda Mirim. Depois da conversa, os jovens conheceram as instalações do Tribunal de Justiça.

Projeto Guarda Mirim

Iniciado em 2015, o Projeto Guarda Mirim conta atualmente com 120 agentes mirins, com idade entre sete e 14 anos, e que passam o horário do contra- turno escolar aprendendo noções cívicas, praticando esportes e participando de aulas de música e reforço escolar. O objetivo da iniciativa é garantir maior integridade, igualdade e inclusão social a crianças de baixa renda. Veja galeria (Texto e fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)  

 

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO